top of page

A Bíblia esteve em destaque durante todo o final de semana

  • PASCOM
  • 4 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Setembro foi aberto com foco na Bíblia, sobre a qual a Igreja irá refletir, com mais profundidade, durante todo o mês. Na Paróquia da Ressurreição do Senhor dois eventos tiveram destaque: o Curso Bíblico, sobre o qual falaremos na próxima postagem, e as celebrações deste último final de semana (2 e 3), quando o modo como vemos as Sagradas Escrituras foi abordado.


Tendo a Carta aos Efésios como o livro de estudo em 2023, as celebrações trouxeram um convite para refletirmos sobre a proposta da carta, que pede para nos revestirmos de uma nova humanidade. Isso só será possível se adotarmos práticas diárias amparadas na justiça, no amor e no respeito, condições amplamente abordadas na Bíblia por meio da pessoa de Jesus.



Por isso é importante conhecer as Sagradas Escrituras em profundidade e deixar-se seduzir pela Palavra de Deus, como salientou o pároco, padre Casimiro Malolepszy, amparado nas leituras da Santa Missa das 19h de domingo, realizada na Igreja Matriz.

O pároco também ressaltou a necessidade de estabelecermos um compromisso com a Palavra de Deus, mesmo que não vejamos uma vantagem aparente. Para tanto, é necessário estudá-la de maneira didática e interativa, refletindo sobre cada passagem e se perguntando o que cada uma delas pode dizer a nosso respeito.


Padre Casimiro falou da importância de estabelecermos um compromisso com a Palavra e agradeceu pelo dom da sua vida junto com outros aniversariantes


Ele também frisou a importância de recorrermos à Bíblia como fonte segura de orientações para nossa existência, da mesma forma que fazemos quando buscamos fontes confiáveis para pesquisas científicas e/ou escolares. “Nas pesquisas sempre procuramos as fontes mais firmes e mais verdadeiras. O mesmo acontece na nossa vida”, disse o pároco.

Padre Casimiro salientou, ainda, que as considerações sobre a Bíblia não devem se limitar à decisão de adquiri-la ou não e, sim, de como torná-la útil no nosso cotidiano, fazendo dela uma companheira inseparável.

“O mês de setembro vem pra dizer que o compromisso com a palavra de Deus deve ser constante, deixando-se, como (o profeta) Jeremias, seduzir por essa Palavra”, destacou.

Para aqueles que têm dificuldade de iniciar o estudo bíblico, mesmo na intimidade dos seus lares, padre Casimiro recomendou que comecem aos poucos, preferencialmente pelos evangelhos. “Um dia, outro dia, terceiro dia… Para que possamos dizer: seduziste-me (Senhor) e eu não consegui parar numa frase apenas”, assegurou ele.

Ainda durante a homilia, o pároco refletiu sobre o diálogo de Pedro com Jesus, quando o primeiro repreendeu o Senhor por ter revelado a forma como iria morrer, mostrando não aceitar a dureza da missão do Mestre. “Aqui se enfrentam duas visões: a humana e a divina. É preciso mergulhar na vontade de Deus para não se deixar levar pelos sentimentos humanos”, justificou o pároco.

Padre Casimiro, que também completou mais um ano de vida neste último domingo, encerrou a sua fala clamando ao Pai que o mês de setembro nos leve ao encontro com a Palavra.

“Que o mês de setembro nos ajude a mergulhar na mensagem e na vontade de Deus”, pediu.

Antes da Bênção Final, padre Casimiro acolheu os outros aniversariantes do dia e, com eles e toda a assembleia, cantou os parabéns.



No final da celebração, o pároco recebeu uma pequena homenagem no salão de festas da Igreja Matriz, onde os paroquianos foram cumprimentá-lo e, mais uma vez, saudá-lo com um caloroso parabéns.


Silvana Lima (PASCOM)


Comentarios


bottom of page