A família do Imaculado Coração de Maria se reuniu na sua "pequena catedral"
- PASCOM
- 15 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de set.
No dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz, também data do aniversário de nascimento do Papa Leão XIV, a grande família do Imaculado Coração de Maria se reuniu naquela que é considerada a “pequena catedral” da comunidade para agradecer a Deus pelos 31 anos de caminhada, marcados por desafios, superações, perdas e muitas vitórias.
O encontro contou com a presença de pessoas que ajudaram a construir a trajetória da comunidade, recordando como tudo começou. Entre elas, estavam Manoel Felipe, Dalva Carvalho e Izaltina da Silva, que lembraram o tempo em que os fiéis se reuniam embaixo de uma amendoeira para rezar e fortalecer a fé.

Isaltina e Manoel recordaram como tudo começou
Cada um, à sua maneira, foi encontrando lugar e sentido nessa grande família de Deus, marcada pelo acolhimento e apoio, sobretudo aos jovens, que hoje permanecem firmes no serviço à Igreja e gratos por terem sido chamados a colaborar com a Messe do Senhor.

Padre Maciel presidiu a Santa Missa com o auxílio do acólito, Caian Gonçalves, e dos coroinhas
Maria José, uma das fundadoras, trouxe à memória o primeiro espaço utilizado para a evangelização: um pequeno vão localizado na parte inferior do prédio onde hoje se encontra aquela que carinhosamente foi chamada de catedral durante a Santa Missa. “É muita alegria ver onde tudo começou e ver como cresceu. Aqui é a nossa casa”, afirmou emocionada.

Antônio Carlos (à esquerda), Maria José e Roberto Almeida viram a comunidade superar os desafios e crescer
Ao seu lado estavam Antônio Carlos Bispo e Roberto Almeida, que chegaram ainda jovens à comunidade e, olhando para trás, expressaram um profundo agradecimento a Deus.
“O sentimento é de crescimento espiritual, crescimento da Igreja, dando oportunidade a outras pessoas de participarem também”, destacou Antônio.
Roberto, por sua vez, lembrou com carinho de pessoas que marcaram sua caminhada de fé: “Padre Carlos, Irmã Noemi... A gratidão é grande”, frisou.

Comunidade segue unida fazendo história
Eles recordaram, ainda, momentos que exigiram grande resiliência da comunidade, como a celebração da Santa Eucaristia em um espaço improvisado, sem teto, exposto às condições do tempo. Mas, com união e o apoio dos padres redentoristas, os paroquianos do lugar conseguiram conquistar um espaço digno daqueles que perseveram no Senhor.

Padre Maciel ressaltou o simbolismo da cruz sagrada de Cristo
A Santa Missa festiva foi precedida da oração do terço e presidida pelo Padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro. Em sua homilia, ele destacou o significado da cruz:
“A cruz é o centro do mistério de Deus, o centro da caminhada dos trinta e um anos desta comunidade. É o centro da nossa vida. Por que o centro da nossa vida? Porque a cruz de Jesus revela duas realidades: uma humana e uma divina. E esta cruz está presente também em nossa caminhada, na caminhada desta comunidade”, lembrou.
Padre Maciel chamou atenção, ainda, para duas atitudes propostas pela liturgia: a desconstrução da banalização da cruz, tantas vezes usada sem consciência do seu sentido, e a vivência do verdadeiro esvaziamento que o símbolo evoca.
A comunidade participou ativamente da celebração
Para ele, a festa da Exaltação da Santa Cruz tem um valor especial na comunidade do Imaculado Coração de Maria, porque a cruz sempre fez parte e continuará fazendo parte da sua caminhada.
Esse espírito de superação foi testemunhado por Dalva, que, ao ficar viúva, encontrou nesse grande grupo o apoio necessário para criar seus sete filhos, vendo sua família crescer junto com a vida comunitária.

Gilmar ficou feliz com o acolhimento
Essa jornada coletiva foi acrescida de mais um registro no último domingo: o do visitante Gilmar Bispo que, ao participar de uma corrida próxima à igreja, conheceu a comunidade e decidiu acompanhar a Santa Missa naquele dia. Pertencente à Paróquia de Santa Dulce dos Pobres, no Saboeiro, ele falou da sua satisfação por se fazer presente em uma data especial.
“Hoje é domingo, dia do Senhor, e o dia que a gente tem que realmente estar na igreja. Cheguei aqui por um acaso e deu certo. Além da simplicidade, me chamou a atenção o acolhimento das pessoas e ouvir a Palavra de Deus se sentindo bem acolhido não tem preço”, revelou.
Paroquianos têm grande relação afetiva com a comunidade
A Palavra, inclusive, foi destaque na celebração, sendo entronizada em clima de alegria e fé. Paroquianos que viram a comunidade ganhar forma e crescer, também falaram da satisfação que sentem em fazer parte desse importante processo.
O encontro foi encerrado com os parabéns para os aniversariantes do mês e para toda a comunidade, com a distribuição de fatias de bolo, cuidadosamente embaladas, como gesto de gratidão por todas as conquistas alcançadas com a intercessão poderosa do Imaculado Coração de Maria.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Wilson Oliveira (Comunidade do Imaculado Coração de Maria)



























Comentários