top of page

A nova "roupa" precisa ser interna

  • PASCOM
  • 28 de set. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 29 de set. de 2023

É bem provável que cada um de nós deseje uma vida nova, permeada pela fé, amor e bons relacionamentos. Queremos também prosperidade financeira, justiça e capacidade de realizarmos novos sonhos. A grande questão é: o que fazemos para isso acontecer?

O Ciclo de Palestras sobre a Bíblia, encerrado ontem (27), com a condução do padre Valson Sandes, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, trouxe a resposta.

Antes, porém, de iniciar a reflexão sobre o tema da sua palestra, "Vestir-se da Nova Humanidade", ele fez um breve relato sobre o seu trabalho pastoral, mostrando a influência dos contextos nas diferentes realidades de vida.

Em seguida, ele falou sobre o que considera uma “provocação” da Carta aos Efésios para que leiamos a Bíblia entendendo o contexto da época na qual cada livro foi escrito, como acontece com a passagem que choca muitas mulheres, ao afirmar que elas devem ser submissas aos seus maridos (Efésios 5:22-33).

A obediência solicitada às mulheres, porém, não é aquela que leva a situações de subserviência patológica, custando-lhe, às vezes, a própria vida. "A obediência sugerida é semelhante a que a Igreja deve a Jesus, por saber que Ele deu a Sua vida por ela. É um amor recíproco", pontuou o padre. “Precisamos aprender a ler com os olhos da fé e não tão somente com os fatos da atualidade”, disse ele, esclarecendo que o sentido da palavra empregada também pode fazer a diferença no entendimento desses fatos. “Escravidão é algo ruim, mas nossa senhora foi escrava do amor”, justificou.

E foi assim, intercalando sua fala com exemplos, que ele aprofundou a reflexão sobre a Carta aos Efésios, mostrando como esta oferece um novo modo de vida, trazendo orientações para superar até mesmo divisões dentro da própria Igreja.

“A Carta oferece o remédio para nos curarmos e nos revestirmos de uma nova humanidade, convidando a nos despojarmos de condutas que desfiguram o rosto humano para assumir uma identidade cristã”, disse ele.

Padre Valson esclareceu, ainda, que a Igreja é casa aberta para acolher a todos que queiram viver uma transformação, e que esta acontece na medida em que seguimos a Cristo, observando os bons exemplos dos irmãos e buscando nos sacramentos as chaves para uma nova vida.

“Batismo é porta de entrada para a Igreja e para o céu. Nós devemos a cada dia morrer para o pecado e renascer para uma vida nova, cada um no seu tempo”, ressaltou padre Valson.

O palestrante esclareceu também que viver a vida nova em Cristo, investidos dessa nova humanidade proposta pela Carta aos Efésios, é trazer para nossas vidas os Seus ensinamentos. “Quando acontece qualquer coisa, devemos nos perguntar: como Jesus agiria nesse momento?”, perguntou.


José Carlos leu o trecho da Carta aos Efésios que serviu de inspiração para a palestra


E possibilidades de aprendermos não nos falta, já que temos a Palavra em todos os cantos das nossas igrejas: seja da vida dos santos, representada por suas imagens, até os círculos bíblicos, que tem sido um cálice fecundo para vivência da fé e partilha da Palavra, como explicou padre Valson.

Ainda assim, para que esse aprendizado seja eficaz e haja um real entendimento da Palavra, o padre sugeriu como exercício a Lexus Divina, método usado na Igreja Católica para a leitura e oração com a Palavra de Deus.


Padre Valson explicou como vestir-se de uma nova humanidade, de acordo com a Carta aos Efésios


Nesse sentido, padre Valson vê a Carta ao Efésios como uma grande “professora” porque ela “é um ensinamento, com aulas e dicas para se viver bem enquanto seguidor de Cristo”, avaliou ele.

O padre lembrou, porém, que o aprendizado é individual e animou aqueles que buscam melhorar suas vidas e crescerem na fé, independentemente de receberem apoio de outras pessoas, incluindo seus familiares. “Vida cristã é modelo para os que querem viver retamente em Cristo. Não importa se o outro não quer a melhora, eu quero”, salientou o religioso, incentivando as pessoas a prosseguirem na certeza de que elas estão santificando seus lares com seus esforços.

Dessa forma, ele pediu para vermos a postura de quem não investe em amadurecimento espiritual como alguém que ainda ignora o fato de que, para se revestir da nova humanidade, tem que se despojar das velhas coisas, como raiva, malícia, blasfêmia, conversa desonesta, entre outros hábitos.

“Ser Cristão é caracterizado como renovação espiritual da inteligência”, disse ele, afirmando que conhecer Jesus é a maior coisa que acontece na vida do cristão e anunciá-lO, a sua maior alegria, como já frisou o Papa Francisco.

Por fim, padre Valson reforçou que revestir-se de uma nova humanidade não diz respeito a aspectos externos, esclarecendo que o que precisa existir é uma mudança de mentalidade. “Investir é ‘vestir por dentro’, renovar, transformar, mudar de mentalidade”, esclareceu ele, mostrando que essa "roupa interna” também vai dizer quem somos, como também acontece com aquelas que vestimos diariamente.

“Dessa forma, o cristão se torna luz e sal no mundo e a Carta aos Efésios apresenta as características do homem novo, selado pelo Espírito Santo. A gente recebe esse selo no batismo, para ser todo de Deus”, revelou o palestrante, salientando o que a Carta nos pede: "ser bondoso e compassivo; não revidar o mal com o mal; saber perdoar; não viver a amargura, a ira… Além de ser nocivo para nós é nocivo para quem está amargurado. Se eu perdoo a quem me ofende eu fico leve, tranquilo e em paz. A pessoa em Cristo diz palavras úteis à edificação", garantiu.

"Que a gente traga sempre palavras para fazer o outro crescer. Quem é revestido de Cristo trabalha para promover o bem e renunciar à mentira. Não dá lugar ao demônio, ao divisor, com o pessimismo e com discussões. Crê que a sua oração é a sua fortaleza”, concluiu.

Padre Valson encerrou sua fala desejando que os ensinamentos contidos na Carta aos Efésios sejam levados para a vida e que o estudo da Bíblia possa acontecer durante todo o ano, apesar da Igreja escolher um livro para ser aprofundado durante o mês de setembro.



Os participantes receberam uma bênção do padre e também dedicaram a ele uma Ave Maria, em sinal de gratidão pela palestra.


Silvana Lima (PASCOM)

Comments


bottom of page