A palavra é...
- PASCOM
- 23 de out. de 2023
- 3 min de leitura
União, comunicação, fé. Essas e outras expressões foram usadas pelos participantes da Assembleia Paroquial, realizada na sexta à noite (20) e durante o sábado (21), para resumir o sentimento que ficou em cada coração.

O evento foi aberto na sexta, na Igreja Matriz, à luz da sinodalidade proposta pela Igreja, onde a vocação é reconhecida como graça e missão para levar Jesus Cristo a todos os povos.
José Carlos, da Pastoral da Catequese, conduziu a oração inicial e Adriana Ferriz, da Pastoral Social, fez a leitura bíblica. Juntaram-se a eles, de forma espontânea, os demais coordenadores completando as leituras.
Após esse momento inicial, o pároco, padre Casimiro Malolepszy, deu como oficialmente aberta a Assembleia.
A convidada da noite, Rita Cavalcante, da Pastoral da Juventude, falou sobre o pertencimento à família de Deus, motivando a todos a exercerem os seus papéis para fazer acontecer a realidade proposta por Jesus.

A abertura trouxe, ainda, momentos de música e dinâmicas, sendo encerrada com a entrega de um pequeno tijolo, simbolizando a importância de todos na construção do reino de Deus.
Padre Adão Mazur e padre Stanisław Wilczek também estiveram no encontro, acompanhados do diácono Paulo Gabriel.

Já no sábado, no SIES (Igreja de Santo Antônio da Barra), foram revisadas as ações realizadas em 2023 e definidas as metas para 2024, sob os olhares atentos dos padres Casimiro e Maciel Pinheiro.
A programação começou às 8h30, desta vez com a oração Inicial sendo realizada pela Pastoral Litúrgica.
Animados pelo canto de Maria Helena (@vozdehelena), a coordenadora do evento, Maria de Fátima Moreira, acolheu os paroquianos, exibindo em seguida um breve vídeo produzido pela Pastoral da Comunicação (PASCOM), que mostrou a caminhada em 2023 sob o pilar da ação missionária.
Depois foi a vez de padre Casimiro falar sobre vocação e missão, explicando a importância de, transformados por Cristo, assumirmos o compromisso de passarmos adiante a Sua mensagem de amor e libertação, por meio do trabalho missionário realizado nas pastorais.
"O chamado existe, o convite existe e a minha resposta, qual é?"
Essa foi a pergunta feita pelo pároco, que salientou a impossibilidade de deixarmos esse questionamento sem resposta.
"Podemos ignorar, podemos nos comprometer parcialmente ou podemos abraçar completamente a missão. E quem abraça a missão está agindo em favor do próximo, libertando-o do mal. Vocês estão fazendo bem as pessoas para que elas possam contagiar outros também", disse o pároco.
Os trabalhos tiveram continuidade com a apresentação da síntese dos questionários dos grupos, movimentos, serviços e pastorais, acompanhados pelos comentários pontuais de Fátima.
Depois da pequena pausa para o lanche da manhã, os grupos se debrucaram sobre a busca de ações para melhorar o serviço pastoral, apresentando o resultado em plenária realizada no início da tarde, após o almoço partilhado.

Por meio de perguntas norteadoras, as lideranças trouxeram as prioridades para 2024 e sugestões para atender necessidades relacionadas a questões como comunicação interna, a interação entre o cotidiano paroquial e as atividades realizadas fora das igrejas e a produção de um organograma que permita aos visitantes e demais interessados um rápido reconhecimento das atividades realizadas pela Paróquia.
Independentemente do tipo de ação, porém, padre Casimiro destacou a necessidade de realizá-las em espírito de cooperação e de coresponsabilidade, entendendo que o sucesso do planejamento vai depender do compromisso de cada um.
O padre ressaltou que o projeto pastoral para 2024 deve ser a expressão prática da missionaridade da Igreja.
Maria Helena animou o espaço enquanto as pessoas retornavam do almoço
Nesse sentido, após agradecer a participação de todos, o padre realizou algumas solicitações de ordem prática, com o objetivo de iniciar os encaminhamentos formulados na grande reunião.
A prévia do calendário de 2024 foi apresentada e, após algumas considerações, os participantes se dirigiram à capela onde foi celebrada a Missa de Ação de Graças pela Assembleia Paroquial de 2023.
Em clima de gratidão, a missa trouxe a participação direta das pessoas durante a pregação, em resposta ao convite do padre Casimiro para que partilhassem seus sentimentos, em espírito de comunhão.
Amparado nas leituras, o padre falou, ainda, do desafio de manter o equilíbrio saudável entre a realidade humana e a divina, a partir do que encontramos no mundo, buscando em Jesus todas as respostas.
Silvana Lima, com a colaboração de Larissa Cabral e Caian Gonçalves (PASCOM)
Comments