top of page

A transfiguração traz consolo e certeza

  • PASCOM
  • 6 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Hoje (6), a Igreja celebra a Festa da Transfiguração do Senhor, quando Jesus se tornou "glorioso" no alto de uma montanha, o Monte Tabor, também conhecido como Monte da Transfiguração (Marcos, 9,2-10; Mateus 17,1-9; Lucas 9,28-36).

Por esse motivo podemos pensar que o monte é lugar de encontro com Deus e nesse lugar os discípulos Pedro, Tiago e João viveram a antecipação do esplendor da noite da Páscoa, mostrando a supremacia dessa glória sobre nossos pecados e sofrimentos.

Sim, Ele é Deus e assim se manifesta para todos nós. Como os discípulos, podemos contar com essa certeza para enfrentarmos e vencermos nossos sofrimentos da mesma forma que Cristo anunciou que faria, provocando dor e assombro nos apóstolos.

Mas no Tabor, Deus mostrou que Jesus é, de fato, O Messias, Aquele que foi enviado para redimir os nossos pecados e nos oferecer a Salvação, justificando o pedido que Cristo fez aos três discípulos para que não tivessem medo e que, hoje, também faz a cada um de nós.

A transfiguração no Monte Tabor é, assim, um momento de misericórdia divina, como ressaltou padre Adão Mazur, na celebração das 18h de sábado (5), na Igreja Matriz, ao destacar as palavras do próprio Deus no alto da montanha sagrada: "Este homem [...] vai sofrer e morrer na cruz, Este Homem é o Meu Filho Amado [...] Escutai o que Ele diz", disse o padre, trazendo este momento para a nossa realidade:



"É preciso subir a montanha para se encontrar com Deus. É preciso sair da planície das coisas cotidianas, das preocupações, para se encontrar na presença de Deus", continuou ele, ressaltando que esse movimento foi realizado pelos apóstolos, ao descerem a montanha para transfigurar a realidade em gloriosa, por meio do seguimento a Jesus até a glória eterna.

Já na missa realizada hoje, às 10h, padre Cristóvão Przychoki mostrou a necessidade de sermos agraciados pela transfiguração. "Fizemos um caminho para estarmos aqui e aqui, meus queridos, é a nossa montanha" disse ele referindo à missa, fazendo também um pedido especial:

"Permita a Deus fazer algo por você porque este é o objetivo da transfiguração. Deus quer nos iluminar. Deus quer nos refazer. Deus quer devolver para nós a nossa verdadeira identidade. Por isso é tão importante chegar à casa de Deus com o coração desarmado, com o coração aberto, para que Deus possa se manifestar [...] se a gente fechar o coração para a voz de Deus não espere muitas coisas [...] porque somente o Senhor chegando no nosso íntimo, no nosso coração, é que vai poder fazer algo por nós", justificou.

O dia da Transfiguração coincide com o domingo no qual a Igreja celebra a vocação do sacerdócio, que também tem como referência o Dia do Padre, comemorado na última sexta-feira (4).

Que os sacerdotes da Paróquia da Ressurreição do Senhor possam continuar sendo iluminados com a luz de Cristo, como veículos de transfiguração e do amor de Deus para nós.


Silvana Lima (PASCOM)


Fontes: Site Canção Nova e celebrações paroquiais.

Comments


bottom of page