top of page

Advento é tema de formação

  • PASCOM
  • 22 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura

A Formação Paroquial, que acontece na segunda segunda-feira do mês, na Igreja Matriz, foi realizada, excepcionalmente, no último dia 20, com o

tema: "Celebrando o Advento e o Natal".

A palestra foi proferida por Roberto Sarmento, da Pastoral da Catequese, que abordou a história, teologia e espiritualidade do Advento, realizando também uma breve introdução sobre a origem e a história do Natal, além da teologia e espiritualidade da celebração do nascimento de Cristo como uma admirável troca entre a divindade e a humanidade.



O palestrante mostrou, em detalhes, o que será abordado no período, que tem início no primeiro domingo após a Festa de Cristo Rei. Dessa forma, a partir do dia 3 de dezembro, a Igreja vai relembrar e meditar quatro grandes temas:

• A vigilância na espera de Cristo (Isaias - 1° domingo do Advento);

• Um urgente convite à conversão (João Batista - 2° domingo do Advento);

• O testemunho dado a Jesus pelo seu precursor (3° domingo do Advento);

• O anúncio feito a Maria e a José (4° domingo do Advento).

Neste período, quatro personagens também ganham destaque: O profeta Isaías, que fala das qualidades do Messias e dos resultados de sua chegada; o precursor João Batista, que vai à frente do Messias para lhe preparar o caminho; São José, que adota Jesus como filho e abre caminho para que Ele seja considerado legítimo descendente da casa real e a Virgem Maria, a mais fiel colaboradora de Deus no seu projeto de salvação.

"Ela é a personagem modelo para quantos desejem preparar-se adequadamente para as festas natalinas", destaca Sarmento.

A formação procurou mostrar que o Advento é tempo de alegre expectativa, já que nos prepara para a vinda do Senhor.



Nesse sentido, é também tempo de preparação para a segunda vinda de Cristo, assumindo, dessa forma, um sentido escatológico.

Não por acaso, esse período nos conduz à espiritualidade, por meio da vigília, esperança, conversão e pobreza.



Tudo isso para bem vivermos o marco estipulado para celebração do nascimento de Jesus, do qual não há registro preciso. O dia 25 de dezembro foi escolhido porque, nesse período, ocorre o solstício de inverno no hemisfério Norte. Pedagogicamente, então, a Igreja passou a comemorar nessa data o nascimento do verdadeiro Sol, como disse o profeta Malaquias: “Sol da Justiça que traz a salvação em seus raios” (Ml 3, 20).

O Salvador passou a ser mostrado, então, como a “Luz para iluminar as nações” (Lc 2, 32), afirmação reforçada pelo próprio Jesus, em Jo 1,9: “Eu sou a Luz do mundo”.


A formação teve a participação interativa dos presentes, com momentos de leitura e contribuições nas análises dos conteúdos expostos.



Para vivência do importante momento, os participantes foram convidados a escrever em um papel o que desejava depositar na manjedoura de Jesus.

E, com a sala iluminada apenas pela luz de velas, uma oração retirada do Ofício das Comunidades e música cantada por todos. as pessoas foram realizando suas entregas, gerando um instante de reflexão, paz e unção, em preparação ao tempo especial que irá chegar.

“Quem está chegando é a verdadeira luz”, lembraram.

No final, foi exibido um vídeo com um poema de Carlos Drumont de Andrade, na voz de Adélia Prado (poetisa e católica).

 


Para quem deseja aprofundar o assunto, foi indicado o livro – CRISTO FESTA DA IGREJA – de Augusto Bergamini e a carta apostólica do Papa Francisco (Leia os dois clicando aqui).

A última formação do ano representou, ainda, uma oportunidade para preparar as pessoas que irão fazer as novenas de Natal nos seus lares.

Inclusive, no inicio de dezembro, haverá Missa de Abertura das Novenas e Envio dos Grupos de Novena, para não nos deixar esquecer:

No Natal, somos convidados a lembrar desse Deus que se fez presente entre nós!

Silvana Lima, com a colaboração de Larissa Cabral

Comments


bottom of page