top of page

Alegrias e promessas na presença do Senhor!

  • PASCOM
  • 12 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Eles disseram 'sim'! E como testemunha maior tiveram Deus a abençoar as suas uniões, celebradas no casamento comunitário realizado na Igreja Matriz, na última quinta (7).



Quatro casais, de diferentes idades, compareceram diante do altar do Senhor para afirmar os seus compromissos de amor e fidelidade.

Após a entronização da imagem da Sagrada Família, foi a vez deles se dirigirem ao altar, ao som da música escolhida por cada um, executadas na voz de Edson Cerqueira.

A celebração foi presidida pelo pároco, padre Casimiro Malolepszy, que considerou o momento sublime por estarem todos diante do Ressuscitado.

"Essas famílias, que já há vários anos vivem como famílias, hoje, diante de Deus, estão se colocando como a família de Deus. Família com a presença de Jesus Cristo por meio do sacramento. A partir daí, também outros sacramentos estão por vir e com certeza eles terão a grande felicidade", afirmou o padre.

Essa certeza encheu de alegria o coração dos noivos e seus convidados, assim como daqueles que se dedicaram para que o momento solene acontecesse, como foi o caso da secretária da Paróquia, Irtes Bouzon (foto).


"Meu trabalho é bem intenso, mas um dos serviços mais gratificantes, mais emocionantes, é todo esse processo do casamento comunitário, desde o início: da chegada deles, a primeira vez na secretaria, se disponibilizando a casar, contando a história de vida, dando testemunho do que eles têm...", revelou ela.

Irtes explica que os casais geralmente vivem juntos, alguns oficialmente já casados no Civil, e vêm em busca da bênção de Deus. Para a secretária, viver todo o processo, da proclama de documento à decoração da igreja, faz ela lembrar-se do seu próprio casamento.



"Até chegar o momento delas entrarem, eu revivo cada minuto do dia em que eu fiz meu matrimônio, há 30 anos. A melhor parte do meu trabalho é o casamento comunitário. Obrigada, senhor, por essa oportunidade, que o senhor me dá todo ano", exclamou.

Irtes foi auxiliada por Almira Santos, da Pastoral Litúrgica, que ajudou na condução da cerimônia.

"Esse momento é muito gratificante. É Deus que nos concede essa graça de estarmos aqui reunidos em nome dEle, na casa dEle, para não apenas casar, mas receber o sacramento do matrimônio", justificou Almira.

Para a paroquiana, é emocionante ver cada rosto, cada sorriso, cada emoção, cada lágrima descida dos olhos dos casais.

"Nós revivemos o dia em que passamos também. Só louvor e agradecer a Deus por esse momento e desejar que cada um desses casais, que já vivem como família, possa realmente perpetuar o amor de Deus pelos braços maternos de Nossa Senhora.

Que esse rio novo das bodas de Caná transborde na vida de cada casal. Isso é o que nós desejamos aqui para nossos casais e os casais do mundo inteiro", pontuou.

Após a leitura do evangelho e da homilia, padre Casimiro realizou os ritos do matrimônio, destacando que a felicidade se constrói, a felicidade se busca.

"Que não seja apenas festa no dia de hoje, mas uma alegre paz na vida com Deus no seu dia a dia", pediu ele.

Silvana Lima, com a colaboração de Larissa Cabral (PASCOM)

Comments


bottom of page