top of page

Aproveite esse tempo de graça

  • PASCOM
  • 14 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

"A Quaresma é o tempo de graça em que o deserto volta a ser – como anuncia o profeta Oseias – o lugar do primeiro amor (cf. Os 2, 16-17). Deus educa o seu povo, para que saia das suas escravidões e experimente a passagem da morte à vida. Como um esposo, atrai-nos novamente a Si e sussurra ao nosso coração palavras de amor".

Essa amorosa citação está na mensagem escrita por Papa Francisco para a Quaresma de 2024, que tem início hoje.



O convite é para que caminhemos com Jesus e aprendamos com Ele tudo aquilo que precisamos para construir uma vida nova, deixando para trás o que não mais nos serve, nos aproximando cada vez mais do Senhor.

E quem não quer viver uma vida nova na presença do Ressuscitado?



Para isso precisamos preparar nosso caminho em direção à maior e mais importante de todas as festas: a Páscoa!

Neste tempo, cabe-nos lembrar do texto litúrgico que diz:

"Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação louvar-vos, Pai santo, rico em misericórdia, e bendizer vosso nome, enquanto caminhamos para a Páscoa, seguindo as pegadas de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, mestre e modelo da humanidade, reconciliada e pacificada no amor.

Vós reabris para a Igreja, durante a  Quaresma, a estrada do Êxodo, para que ela, aos pés da montanha sagrada, humildemente toma consciência de sua vocação de povo da aliança. E, celebrando vossos louvores, escute vossa Palavra e experimente os vossos prodígios.

Por isso, olhando com alegria esses sinais de salvação, unidos aos anjos e aos santos, entoamos o vosso louvor, cantando a uma só voz:”

Se observarmos com atenção, ele ilustra a nossa volta para Deus, fazendo da Quaresma um “sinal de salvação” ou, como citou Dom Manoel João Francisco em um artigo, “sacramento anual de reconciliação”.

Reconciliemo-nos, então, com Deus, conosco e com os irmãos para fazermos da nossa vida aquilo que o Pai quer para ela: uma experiência rica em amor, paz e alegria.

Ele nos ama incondicionalmente e a Quaresma é um tempo propício para encontarmos nesse amor a nossa razão de viver.

Confira a mensagem completa do Santo Padre e participe das celebrações na nossa Paróquia.


Silvana Lima (Pascom)

Comments


bottom of page