Bispo abre ciclo de palestras sobre a Palavra de Deus
- PASCOM
- 6 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Na última quarta-feira (4), o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio, abriu o ciclo de palestras sobre a Bíblia, que acontecerá durante o mês de setembro.

Este ano, a igreja escolheu o livro do profeta Ezequiel para aprofundar o entendimento das Sagradas Escrituras.
A obra foi abordada pelo bispo de uma forma muito peculiar, com riqueza de exemplos e de reflexões.
Dom Marco iniciou a palestra ressaltando a motivação de São Jerônimo para traduzir a Bíblia, o que a fez conhecida em todo o mundo.
Ele também considerou a importância do contexto da época em que as narrativas bíblicas aconteceram e a influência das diferentes culturas no estilo de cada autor, trazendo compreensão da linguagem utilizada por Ezequiel.
Utilizando exemplos didáticos e bom humor, o bispo foi explicando as mensagens que podem ser extraídas das palavras do profeta para aplicação na nossa própria vida, especialmente em relação à fidelidade a Jesus.
Dom Marco falou, ainda, sobre o poder de Deus nas nossas vidas, fazendo as coisas que não podemos fazer sozinhos e nos transformando por meio da Sua Palavra. O bispo, inclusive, testemunhou esse processo partilhando sua própria experiência em relação à coletânea de livros sagrados.

"Eu leio a Bíblia, pelo menos, a cada dois meses, são vinte partes por dia, faço isso desde o 17 anos, hoje estou com 65 anos. Quantas vezes já vi a Bíblia?", perguntou ele.
Ele usou essa indagação para explicar que as medidas, muitas vezes observadas nos textos bíblicos, também foram empregadas para falar dos templos sagrados, sendo o principal deles, o próprio Jesus, como afirma o Mestre em João 12,19: "Destruí este templo, e, em três dias, Eu o reconstruirei.”
"E aí vocês vão ver que as medidas, agora no templo, são determinadas e construídas não mais por um ser humano. Mas é o próprio Deus quem o constrói. A gente pensa que é santo, mas a gente é santificado", esclareceu Dom Marco.
Para concluir, o bispo ressaltou que nem todos querem ouvir a Palavra de Deus por causa das exigências que a mesma faz na vida daqueles que querem seguir O Senhor. Mas ele lembrou que o próprio Jesus sempre foi fiel ao Pai, mesmo contrariando as pessoas e vendo muitas delas se afastaram para não se sujeitar às orientações divinas.
Silvana Lima
Comments