top of page

Campanha "Junho Verde" pede sensibilidade com a casa comum

  • PASCOM
  • 5 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Não há tema melhor para tratarmos no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) do que a campanha "Junho Verde", lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por ocasião da Semana Laudato Si, celebrada internacionalmente de 19 a 26 de maio.



A Laudato Si é uma encíclica que o Papa Francisco escreveu em 2015 alertando sobre a necessidade de cuidarmos da casa comum, a mãe Terra.

"O objetivo da campanha Junho Verde é conscientizar a população sobre a importância da preservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, bem como o controle da poluição e da degradação dos bens naturais, que são dons de Deus e obras da Criação", explica a CNBB.

Para ajudar nesse propósito, a Lei 14.393/22 introduziu a Campanha "Junho Verde" na Política Nacional de Educação Ambiental.



Aproveitemos, então, esse tempo oportuno para refletirmos:

  • De forma tenho contribuído para a preservação do planeta?

  • Como descarto o meu lixo?

  • Tenho refletido sobre o consumo sustentável?

  • Procuro economizar os recursos naturais?

  • Escolho fabricantes e empresas que praticam a sustentabilidade?

  • E na minha Paróquia, mantenho o ambiente limpo e organizado?

  • Evito a poluição sonora, sendo o primeiro ou a primeira a silenciar, nos ambientes que pedem silêncio?

  • Trato os animais e a vegetação com respeito?

  • Preocupo-me com as condições mínimas de vida dos meus irmãos e irmãs em Cristo?

Tudo isso diz respeito aos cuidados com a casa comum e essa cultura de preservação precisa ser alimentada.

Para entender mais sobre o "Junho Verde" e seus símbolos, conheça os elementos descritos pela CNBB.

Elementos visuais – A logo apresenta uma forma circular que lembra uma folha ou uma árvore estilizada. A escolha foi pensada para uma campanha focada em temas ambientais e de sustentabilidade, pois a natureza é central nesse contexto. Os elementos internos remetem às veias de rios e à vitória-régia, símbolos da riqueza e biodiversidade da flora brasileira. Além disso, a forma arredondada com um pequeno caule, na parte inferior, alude a uma árvore, representando vida, crescimento e sustentabilidade.

Balão de Diálogo – Além dos elementos mencionados, a logo também faz uma alusão a um balão de diálogo, sugerindo a importância da comunicação, troca de ideias, saberes e conscientização sobre a sustentabilidade ambiental. A integração desses elementos simboliza a interconexão entre natureza e sociedade, sugerindo que a proteção do meio ambiente depende de ações coletivas e comunicativas.

Tipografia – A tipografia usada para Junho Verde é simples e limpa, complementando bem os elementos gráficos da logo. A escolha de uma tipografia sem serifas reforça a modernidade e a clareza da mensagem.

Paleta de Cores – A paleta de cores utilizada, com tons de verde e azul-escuro, convida ao compromisso harmônico com a natureza. Os diferentes tons de verde remetem à diversidade do meio ambiente, enquanto o azul-escuro sugere profundidade e confiança. Essa combinação de cores é harmoniosa e apropriada, evocando uma sensação de frescor e vitalidade.

 

Silvana Lima (Pascom)

 

Comments


bottom of page