Casais de Segunda União trabalham para realizar novo encontro
- PASCOM
- 14 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Nos dois últimos dias, acompanhamos histórias comoventes de amor entre casais que buscavam ou renovavam seus votos matrimoniais.
Hoje é a vez de falarmos dos casais de segunda união, para os quais a Igreja realiza o Encontro com o Bom Pastor, que já acontece na Paróquia da Ressurreição do Senhor há mais de dez anos.

O grupo se reúne, mensalmente, na Paróquia. Luciano e Janda (centro) participam desses momentos
Por conta da pandemia da Covid-19, porém, o movimento foi forçado a suspender os encontros programados, o que ocasionou o afastamento de algumas pessoas. Outras, ainda, assumiram o compromisso de cuidar do movimento em suas paróquias de origem.
Contudo, um grupo mantém essa chama viva na Paróquia de Ondina, apesar do desafio do período pandêmico, quando passaram a se reunir remotamente.
No início do confinamento, o grupo iniciou os encontros virtuais com a reza do terço, por meio de áudios no aplicativo de mensagens whatsapp, avançando, em seguida, para reuniões em plataformas como o meet.
Atualmente, com o acompanhamento do padre Cassimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor, o grupo trabalha para resgatar o pleno desenvolvimento do Bom Pastor em Ondina.
O apoio do pároco, inclusive, inclui sugestões, como o retorno da celebração da Santa Missa dedicada ao movimento, todo segundo domingo do mês, às 19h.
Apesar de não ter coordenação definida no momento, o grupo é representado no Conselho Paroquial por pessoas que querem ver o movimento voltar a crescer, como Tereza e Luciano Oliveira, que apesar de não formarem um casal, se disponibilizam para aproximar, cada vez mais, os casais de segunda união do Senhor.

Jôsy e Luciano fazem parte do Bom Pastor
"Nossa meta é conseguir realizar, em 2025, o nosso 12° encontro, revela Luciano Silva e Maria Oliveira, casal participante do movimento e colaborador.
Eles sabem que são esses momentos de fé que tocam o coração de pessoas como Luciano Moreira, ou Luciano de Janda, como é mais conhecido, por ser casado com Jandira Nascimento.
"Me afastei da Igreja desde a nova união não-sacramental. Sentia uma cruz muito mais pesada do que aquela que os casais sacramentados carregavam. Foi aí que, em 2008, fomos convidados a participar do Primeiro Encontro de Casais em Segunda União, promovido pela Paróquia da Ressurreição do Senhor. Uma grande oportunidade nos foi proporcionada, principalmente pela acolhida da Igreja, da qual fizemos parte desde o batismo.
Após o encontro, tomamos conhecimento da exortação apostólica Familiaris Consortio, do Papa João Paulo II, quando a Paróquia da Ressurreição do Senhor nos acolheu de braços abertos, independentemente da comunidade a qual pertencíamos", contou ele.
Para Luciano, esses encontros também propiciaram uma participação mais ativa dos casais na vida Igreja.
"Hoje, casais que, no passado, se sentiam separados da Igreja participam ativamente das pastorais, não apenas para ouvir a Palavra de Deus e frequentar o sacrifício da Missa, mas para servir", pontuou ele, destacando o fato de alguns desses casais atuarem, hoje, como Ministros da Eucaristia, mediante a nulidade do seu casamento e a contração do novo matrimônio.
"Viva São João Paulo II", celebra o paroquiano.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de padre Stanislaw Wilczek e Luciano Silva (Bom Pastor)
Comments