top of page

 Celebração do aniversário da Paróquia de Ondina foi repleta de memória, fé e gratidão

  • PASCOM
  • 26 de jul.
  • 3 min de leitura

O início da celebração da Santa Missa do dia 24 de julho, na Igreja Matriz, já mostrou como seria a noite dedicada à celebração do aniversário de 59 anos da Paróquia de Ondina.

ree

Presidida pelo padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro e São Roque, a celebração teve início com uma entrada solene e profundamente simbólica, traduzindo em gestos e imagens a história e o carisma da Paróquia de Ondina.

A procissão trouxe, em cada passo, elementos que narram a fé do povo e o amor de uma comunidade construída com oração e trabalho.



A cruz foi a primeira a ser conduzida, sinal da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, nosso Redentor. Logo em seguida, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro caminhava junto, recordando que Maria segue peregrina com os missionários redentoristas por todo o mundo. A imagem do Cristo Ressuscitado resplandecia esperança, enquanto pessoas que contribuíram ao longo dos anos com a vida paroquial foram homenageadas em um banner, representando a força viva da comunidade. O destaque foi para os representantes das comunidades e das Filhas do Coração de Maria, determinantes na criação do espaço sagrado. O Livro de Tombo também foi lembrado, como um documento que preserva a memória.

ree

Durante as orações iniciais, o padre Maciel trouxe à tona o carisma da Congregação do Santíssimo Redentor, responsável pela administração da paróquia, e afirmou com convicção: “Somos e nos esforçamos para ser uma paróquia missionária.”

A homilia deu espaço a um emocionante vídeo, iniciado com a fala acolhedora do pároco, padre Casimiro Malolepszy, e imagens que recordaram a história da paróquia — um verdadeiro testemunho de fé, coragem e perseverança.

ree

Em cada momento da Santa Missa o amor falou mais alto, a exemplo do momento do ofertório, que teve um toque especial: paroquianos levaram rosas brancas até o altar, depositando-as aos pés do Cristo Ressuscitado, num gesto concreto de gratidão a Deus.

ree

O termo de ereção da Paróquia também foi apresentado com reverência pela paroquiana Almira Santos, que acolheu o casal Antônio e Lídia Martini, presentes na celebração.



Eles compartilharam seu amor pelo lugar onde filhos se casaram, netos foram batizados, e onde sempre encontraram comunhão e espiritualidade, recordando com emoção os tempos iniciais:

“Isso aqui foi construído com muitos sacrifícios, com uma dedicação enorme… Vimos aqui o padre Lucas carregando várias vezes nas costas o saco de cimento. Realmente, ele teve uma dedicação muito grande.”


Da esquerda para a direita: Antônio e Lídia Martini, Antônio Limoeiro, Raimundo (Tico) e Vera Leal

A fundação da Paróquia de Ondina foi um movimento de fé e ação. A decisão da Arquidiocese ganhou forma com o empenho do padre Ceslaw (mais tarde bispo de Floresta-PE), do padre Lucas, das freiras do ISBA e de vários casais do 1º Encontro de Casais com Cristo do Santuário Nossa Senhora Educadora (ISBA). Entre eles, nomes que se tornaram pilares da comunidade: Tereza e Antônio Limoeiro, Santinha e Roque Figueirêdo, Eudelice e Roberto Campos, Elza e Wellington, Janir e Airam Rocha, Elisa e Pepe Martinez, Lucila e Carlos, Nivinha e Chichico, Lígia e Antônio Chaui, entre tantos outros.

Da esquerda para a direita (de cima para baixo: Santinha e Roque Figuerêdo; Janir e Airan Rocha; Lígia e Antônio Chauí; Telma e Webster Moura; Nivinha e Chichico Aragão; Elza e Wellington Sá


Para finalizar, o casal Raimundo e Vera Leal leu uma mensagem de agradecimento especial aos pioneiros da comunidade, enquanto Antônio Limoeiro representou aqueles que, com coragem, colocaram as primeiras pedras desse sonho, incluindo sua esposa, Tereza Limoeiro, que viu seus esforços ampliarem os limites pastorais da paróquia. Impossibilitada de comparecer por uma situação de saúde, ela foi lembrada com muito carinho ao longo das homenagens.

Tereza e Antônio Limoeiro
Tereza e Antônio Limoeiro

“Nós queremos rezar de maneira muito especial por todos os casais que fizeram parte da fundação desta paróquia, dentre os quais alguns estão presentes aqui, outros estão lá na casa do Pai, intercedendo por todos nós. E queremos rezar também por todos os párocos que passaram por esta paróquia. Alguns estão lá no céu, mas outros estão aqui”, frisou padre Maciel.



Após a Santa Missa, a alegria tomou conta do salão de festas: a comunidade, unida, cantou um animado parabéns para a Paróquia de Ondina e partilhou um bolo decorado, símbolo da gratidão e do compromisso de continuar essa história de fé.


Silvana Lima, com a colaboração de Péthala Pequeno Caian Gonçalves (Pascom), Ana Figuerêdo (Pastoral do Acolhimento) e Mário Brito (Apostolado da Oração).

Comentários


bottom of page