CNBB inicia sua 61a Assembleia Geral (AG)
- PASCOM
- 11 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), iniciou nesta quarta (10) a 61ª edição da Assembleia Geral (AG), com a presença do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.
Reunido no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), o episcopado brasileiro pediu a intercessão de Nossa Senhora para os trabalhos da Assembleia e, acima de tudo, para escutarem a Voz de Jesus.

A celebração com Laudes (que consagra a Deus os primeiros movimentos e atividades do dia) foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, que reforçou a centralidade de Jesus.
Para tanto, ele enfatizou a importância da educação para o perdão, citando também a reconciliação e o sentido de justiça como necessários para honrar a mensagem amor de Deus.

Dom Jaime falou ainda sobre o cuidado da Casa Comum e do cultivo da solidariedade e da sacralidade da vida.
O evento segue até o dia 19 com o objetivo de promover a reflexão e renovação das estruturas pastorais no favorecimento da evangelização em todo o país, considerando a importância da missão da Igreja, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças sociais.
“O maior desafio é falar ao homem de hoje como ministros do amor de um Deus que acolhe a todos”, disse ele.
O núncio apostólico do Brasil, dom Giambattista Diquattro, relatou que a Assembleia é sempre uma “escola privilegiada da ação do Espírito Santo”,.
Ele enfatizou que “o episcopado brasileiro trabalha com ardor e empenho determinado para que o Evangelho seja conhecido, amado e vivido” no território brasileiro.
A programação envolve retiro, homenagens, celebrações e plenárias, entre outras atividades.
Fontes: CNBB e Arquidiocese de Salvador
Silvana Lima (Pascom)
Comentarios