top of page

Com Maria, sairemos vitoriosos, afirma padre Adão Mazur na Festa do Perpétuo Socorro

  • PASCOM
  • 3 de jul
  • 3 min de leitura

Com profunda devoção e fé renovada, a Paróquia da Ressurreição do Senhor viveu momentos de intensa espiritualidade ao celebrar a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em diferentes comunidades paroquiais. A festa, marcada por gestos de carinho e expressões de amor à Mãe do Perpétuo Socorro, reuniu fiéis que, entre orações, cantos e homenagens, demonstraram sua confiança na intercessão daquela que nunca abandona os seus filhos.

No Santuário de São Lázaro e São Roque, o tríduo preparatório foi presidido pelo padre redentorista Paulo Ricardo.


O tríduo foi presidido pelo padre Paulo Ricardo, no Santuário de São Lázaro e São Roque


Já a Missa Festiva, celebrada no dia 27 de junho, foi presidida pelo padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro.

A Missa Festiva foi presidida pelo padre Maciel Pinheiro
A Missa Festiva foi presidida pelo padre Maciel Pinheiro

O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro permaneceu em destaque em todo o período, especialmente na procissão realizada no dia da festa.

Outro momento importante foi a entrada de Wilson Araújo e Beatriz Moura no grupo dos Servos de Nossa Senhora.


Wilson e Betariz (no alto/ centro) receberam as medalhas de Nossa Senhora ao ingressarem no grupo de Servos do Perpétuo Socorro


No dia seguinte (28), a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes também homenageou a Mãe de Jesus, junto com os apóstolos Pedro e Paulo, lembrando, ainda, dos aniversariantes do mês de junho.

Maria, sob o título de Perpétuo Socorro, também foi homenageada na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes
Maria, sob o título de Perpétuo Socorro, também foi homenageada na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes

Padre Maciel também presidiu a Santa Missa, que contou com um lanche preparado especialmente para a ocasião, servido após a celebração.

O lanche foi compartilhado com os fieis, dentre os quais se encontravam os aniversariantes do mês
O lanche foi compartilhado com os fieis, dentre os quais se encontravam os aniversariantes do mês

O ponto alto da celebração, porém, ocorreu no dia 2 de julho, quando a comunidade se reuniu para viver uma noite especial na Igreja Matriz. A programação foi iniciada às 17h15, com a Reza do Terço, unindo vozes e corações num clamor de gratidão e pedidos.

A programação foi aberta com a reza do Terço de Nossa Senhora
A programação foi aberta com a reza do Terço de Nossa Senhora

O ambiente se encheu de emoção com a entronização do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que teve a bênção do então papa e hoje santo, João Paulo II.

O ícone que foi bento pelo então Papa João Paulo II foi colocado em destaque próximo ao altar
O ícone que foi bento pelo então Papa João Paulo II foi colocado em destaque próximo ao altar

Pertencente ao presidente da celebração, padre Adão Mazur, o ícone sagrado, entronizado pelo casal Rita Cavalcante e Ernani Cavalcante, foi colocado em destaque à frente do altar, irradiando a presença materna e protetora de Maria.

ree

A Missa festiva foi presidida com grande alegria pelo padre Adão Mazur e contou com a concelebração do padre Maciel Pinheiro, fortalecendo ainda mais o espírito de comunhão.

Padre Adão refletiu sobre a mensagem expressa no ícone, que mostra o amor maternal do Perpétuo Socorro ao Menino Jesus, quando os instrumentos da Sua Paixão foram apresentados pelos anjos. A imagem inspira-nos a interpretar a orientação do Filho Amado de Nossa Senhora para cada um de nós, conforme descreveu o sacerdote:

"Confie nessa mulher porque ela vai te ajudar naqueles momentos de aflição, naqueles momentos de desespero, naquele momento onde você às vezes não consegue enxergar o sentido da vida, mas colocando-se nas mãos de Nossa Senhora, de Maria, você vai sair vitorioso", afirmou o sacerdote.

Durante o ofertório, a devoção se manifestou de forma tocante: os fiéis ofereceram flores à Virgem Maria, símbolo de sua entrega, gratidão e confiança.

Outro momento de grande emoção aconteceu durante a Adoração, quando a oração de agradecimento à Mãe do Perpétuo Socorro foi lida diante do Santíssimo

ree

Diante do Senhor, fiéis agradecem pela amorosa intercessão da Mãe do Perpétuo Socorro


Ao final da celebração, os fiéis receberam de lembrança uma medalhinha envolvida por uma singela capinha contendo orações e padre Adão foi presenteado com uma camisa, em sinal de agradecimento.

Como expressão de unidade e convívio fraterno, a comunidade também participou de uma confraternização no salão de festas, onde foi servido um lanche especial.



Seja nas celebrações ou na confraternização, em cada gesto uma certeza permanecia viva: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro caminha conosco, sustentando-nos nas alegrias e nas dores da vida.

Que a presença amorosa da Mãe do Senhor continue a abençoar cada lar, cada coração e cada passo do povo de Deus que a ela se confia com ternura e esperança.


Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Vitória Sampaio (paroquiana)

Comentários


bottom of page