top of page

Comunidade Nossa Senhora Educadora: onde tudo começou...

  • PASCOM
  • 4 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Há exatos 57 anos, a Paróquia da Ressurreição do Senhor ganhava seus primeiros contornos na garagem de um colégio fundado pelas Irmãs Filhas do Coração de Maria, no bairro de Ondina. Com o passar do tempo, o local transformou-se na Comunidade Nossa Senhora Educadora, onde encontra-se o Santuário de mesmo nome.

Tendo abrigado os antigos Instituto Social da Bahia (ISBA) e a Faculdade ISBA, também sob a responsabilidade das Filhas do Coração de Maria, atualmente a Comunidade é administrada exclusivamente pelos padres redentoristas, que cuidam da gestão da Paróquia.



Chama a atenção o silêncio e a tranquilidade do Santuário, localizado próximo à orla marítima de Ondina.

A Comunidade tem como uma de suas principais características a realização de missas de curta duração, de terça à sexta, às 7h, voltadas para quem deseja rezar antes de seguir para o trabalho.

Às quartas, a missa é dedicada à Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e, na primeira sexta-feira do mês, é celebrada em Honra ao Sagrado Coração de Jesus e Unção dos Enfermos.



Já no que diz respeito a eventos específicos, no primeiro sábado do mês acontece o acolhimento ao Grupo da Imaculada, que reza o terço pedindo pela cidade de Salvador, diante da imagem do Imaculado Coração de Maria, na área externa do Santuário, próxima à praia. O momento é seguido de missa, às 17h, onde reza-se pelas famílias e pela paz no mundo. Aos domingos, a missa é celebrada às 8h.

A Festa de Nossa Senhora Educadora é comemorada no Dia dos Professores e de Santa Tereza D'Ávila, 16 de outubro, antecedida por um tríduo preparatório com a participação de convidados.

Aos poucos, a Comunidade busca construir um corpo de servidores que atue sob a forma de pastorais, como acontece na Igreja Matriz.


Silvana Lima, com a colaboração de Mirna Machado, coordenadora da Comunidade e membro da PASCOM.


Comments


bottom of page