Coroinhas da Paróquia de Ondina honram São Tarcísio em Missa e congresso arquidiocesano
- PASCOM
- 18 de ago.
- 2 min de leitura
Mais de mil meninos e meninas, adolescentes e jovens que servem no altar nas paróquias da Arquidiocese de São Salvador da Bahia participaram, no último sábado (16), do 8º Congresso Arquidiocesano dos Coroinhas e Cerimoniários. O encontro aconteceu no Santuário Santa Dulce dos Pobres, reunindo momentos de espiritualidade, louvor, formação e celebração da Eucaristia.

A programação foi iniciada com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Inspirados pelo tema do Jubileu de Esperança – “Peregrinos de Esperança” –, os coroinhas participaram de uma formação e, em seguida, realizaram uma peregrinação até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, templo jubilar da Arquidiocese. O encerramento se deu com a bênção do Santíssimo Sacramento, por volta das 14h, enchendo de alegria e fé os participantes.

Na Paróquia de Ondina, a preparação para o congresso foi marcada pela Missa em honra a São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, celebrada na sexta-feira (15). Mártir da fidelidade à Eucaristia, São Tarcísio é exemplo de coragem e amor ao serviço do altar, inspirando crianças e jovens a servirem com dedicação.

Os coroinhas da paróquia estiveram presentes nos dois momentos, reconhecendo o valor espiritual e formativo de cada um. A jovem Laysa Maria Soares Dias expressou sua gratidão e entusiasmo:
“A Missa foi muito importante para todos nós, até porque ele (São Tarcísio) significa muito para os coroinhas. Servimos com muita alegria dia 15, e com muito amor servimos todos os dias. Tivemos o congresso dos coroinhas da Arquidiocese de São Salvador e nos divertimos e aprendemos muito! Só tenho a agradecer às nossas coordenadoras e a Deus por terem me colocado em um caminho maravilhoso que é ser coroinha!”
Assim, tanto a memória de São Tarcísio quanto a vivência do Congresso reforçaram o valor da missão de servir ao altar com amor, fé e esperança.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Giovana Oliveira (Pastoral da Catequese)



Comentários