"Dai-Lhe espaço e encontrareis a vossa felicidade no seu seguimento..."
- PASCOM
- 22 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Essas palavras foram usadas por Papa Francisco na mensagem escrita para 61° Dia Mundial de Orações pelas Vocações, celebrado ontem (21), pela Igreja em todo o mundo.
Esse pedido, porém, não se resume a um único dia, visto que na Santa Missa oramos sem cessar: "Enviai, Senhor, operários para Vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários..."

Ao contrário do que pode parecer, o pedido não deve se limitar ao sacerdócio, como nos convida a refletir o próprio Papa, ao explicar que devemos "considerar o precioso dom da chamada que o Senhor dirige a cada um de nós, seu povo fiel em caminho, pois dá-nos a possibilidade de tomar parte no seu projeto de amor e encarnar a beleza do Evangelho nos diferentes estados de vida."
Assim, se faz necessário olhar para o que cada um de nós oferta ao Senhor com seus dons e talentos, para que sejam assertivamente empregados na construção do bem comum.
"A nossa vida realiza-se e torna-se plena quando descobrimos quem somos, as qualidades que temos e o campo onde é possível pô-las a render, quando descobrimos que estrada podemos percorrer para nos tornarmos sinal e instrumento de amor, acolhimento, beleza e paz nos contextos onde vivemos", diz o Papa.
Por isso, façamos um voto de lealdade a Deus para sermos o melhor que pudermos dentro e fora da Igreja. Para, amparados e guiados por Jesus, possamos ser libertos dos nossos pecados e atuantes no exercício de amor que Ele nos pediu.
Um bom caminho para isso é o da gratidão.
Ore pelas pessoas que, com suas escolhas, conseguiram contribuir para momentos importantes da sua vida pessoal e comunitária.
Ore pelos padres que batizaram você e seus familiares; por aqueles que estiveram no seu casamento e pelos que deram a Unção ao entes queridos que já partiram.
Ore pelos leigos, que com sua dedicação auxiliam os sacerdotes para que a Igreja mantenha-se viva e atuante.
Acima de tudo, ore para que você encontre ou fortaleça a missão que Deus quer para sua vida por meio da sua vocação.
Essa postura será sempre necessária para servir a Deus, caminhando em direção ao seu projeto, especialmente em momentos históricos como o que viveremos no próximo ano, pontuado pelo Santo Padre na mensagem para as vocações.
"No momento histórico presente, o caminho comum conduz-nos para o Ano Jubilar de 2025. Caminhamos como peregrinos de esperança rumo ao Ano Santo, para, na descoberta da própria vocação e pondo em relação os diversos dons do Espírito, podermos ser no mundo portadores e testemunhas do sonho de Jesus: formar uma só família, unida no amor de Deus e interligada pelo vínculo da caridade, da partilha e da fraternidade."
Silvana Lima (Pascom)
ความคิดเห็น