top of page

"Deus é família, Deus é Pai!"

  • PASCOM
  • 12 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

O Dia dos Pais foi celebrado na Paróquia da Ressurreição do Senhor em clima de oração e ação de graças.



Na Igreja Matriz, na Santa Missa das 10h, presidida por Padre Maciel Pinheiro, muitos pais foram celebrar com seus filhos, participando também da abertura da Semana Nacional da Família, que acontece no mesmo dia em que os primeiros são homenageados.



Padre Maciel iniciou a celebração lembrando que Deus é família e Pai, e que as fragilidades da paternidade humana podem ser superadas na presença da paternidade divina, revelada em Jesus.

"Não existe família perfeita. Nem a Família Sagrada foi perfeita. Não existe pai perfeito a não ser Deus", pontuou o sacerdote.

Ele também refletiu sobre a importância da união, da solidariedade e do apoio mútuo para que todas as dificuldades possam ser vencidas no seio familiar.



A Santa Missa missa foi aberta com a reza do terço, em frente ao quadro da imagem de Jesus Misericordioso, nas mãos do qual foram colocadas as famílias presentes e ausentes, os pais que celebraram com seus filhos e aqueles que já se encontram na eternidade e também as vítimas do acidente aéreo ocorrido em São Paulo, na última sexta-feira (9).



As intenções foram reforçadas durante as preces, realizadas por Alcides Lourenço, que compôs a equipe de liturgia junto com outros pais.



Como símbolo soberano da data, a imagem da Sagrada Família foi conduzida até o altar, no início da celebração, por Rodrigo Souza e Elisângela Souza que, junto com o filho, Romeu Souza, falaram sobre a emoção de terem sido escolhidos.

"É uma honra trazer um símbolo tão forte, que inspira a gente a seguir esse mesmo caminho, de fortalecer a família e trazer amor", afirmou o casal.

Para Sandro Santos, que também foi para a Igreja Matriz com a esposa e a filha, o sentimento não foi diferente.

"Meu sogro mora próximo daqui. Sempre que a gente está na casa dele, a gente vem pra cá. A missa aqui é excelente, sempre muito bom estar na Igreja", justificou.

Ao ser questionado sobre como se sentia por ser pai de Maria Clara (10) e poder estar com ela na celebração, Sandro respondeu: "Me sinto abençoado".

Em outras igrejas da Paróquia, a família também foi celebrada com símbolos bastante expressivos, como aconteceu na Comunidade do Imaculado Coração de Maria, onde o cartaz colocado aos pés de Nossa Senhora parecia pedir a proteção daquela que, junto com São José, conduziu a Família Sagrada em resposta ao projeto de Deus.



Padre Maciel também presidiu a Santa Missa na comunidade, enfatizando a intimidade de Jesus com o Pai como uma grande relação de fidelidade e entrega mútuas.



A comunidade realizou, ainda, no dia anterior (10), um evento que teve como tema: "Família, Projeto de Deus".

Participaram do encontro, o casal coordenador da Pastoral Familiar, Miguel de Souza e Rosana de Souza e o padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor.

A Santa Missa dos Pais e da família na Comunidade de São Lázaro e São Roque foi presidida pelo pároco, que testemunhou a criatividade com a qual os temas foram retrato, incluindo um coração de papel onde se lia: "amor, união, família".



No Santuário Nossa Senhora Educadora, a presidência da Santa Missa ficou sob a responsabilidade do padre Stanislaw Wilczek, que reuniu as famílias em torno do altar.

Nesse segundo domingo do mês vocacional, o matrimônio foi destacado em todas as celebrações da Paróquia como uma expressão do amor de Deus, com súplicas para que as pessoas construam um caminho de santidade iluminado pelo Seu Santo Evangelho.


Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Caian Gonçalves (Pascom), Wilson Oliveira (Comunidade do Imaculado Coração de Maria) e Ednéia (Comunidade de São Lázaro e São Roque)

Comments


bottom of page