top of page

Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado com fé, beleza e emoção na Paróquia da Ressurreição do Senhor

  • PASCOM
  • 14 de out.
  • 3 min de leitura

A Paróquia da Ressurreição do Senhor viveu, no último dia 12 de outubro, momentos repletos de fé, ternura e profunda devoção à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.


ree

Em cada comunidade, o amor à Mãe de Jesus se expressou de forma criativa e comovente, num clima de oração, partilha e gratidão.


ree

Na Comunidade de São Lázaro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi colocada em destaque, próxima ao altar do Santuário de São Lázaro e São Roque, em um pequeno suporte forrado com tecido azul — sobre o qual se estendia uma rede, símbolo do encontro da imagem nas águas do rio Paraíba do Sul.


ree

A celebração, presidida pelo padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia de Ondina, foi marcada por momentos de grande emoção. Logo na entrada, o estandarte com a imagem da santa foi entronizado junto com frases que foram lidas e depositadas aos pés de Nossa Senhora, junto com flores coloridas e uma Bíblia, compondo um belo cenário de homenagem à Mãe Aparecida.

Entre as frases de fé e devoção, um pedido teve lugar: “Nossa Senhora Aparecida, exemplo de fé e humildade, ensina-nos a seguir o teu exemplo.”



Como o dia também foi dedicado às crianças, elas tiveram participação especial nas celebrações. Junto ao padre Casimiro, ajudaram a sustentar o andor de Nossa Senhora Aparecida, num gesto de ternura e confiança. O ofertório das flores, também realizado por crianças e adolescentes, antecedeu o momento da consagração à Nossa Senhora, em meio a um ambiente de alegria. A Santa Eucaristia contou ainda com visitantes vindos de Aracaju e de diversos bairros de Salvador.


ree

As homenagens continuaram no dia 13, quando o mesmo ritual se repetiu no Santuário de São Lázaro — tradicional ponto de fé e peregrinação nas segundas-feiras —, mantendo viva a devoção à padroeira do Brasil.


ree

A celebração foi presidida por padre Stanislaw Wilczek, responsável pela condução de mais um momento de forte devoção e homenagens no santuário.


ree

Na Comunidade do Imaculado Coração de Maria, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi colocada aos pés da imagem titular, em um adorno de rara beleza: um lenço azul bordado com detalhes brilhantes envolvia a santa, diante da qual foram depositados um vaso de flores e outro de vidro contendo elementos que remetiam ao ambiente do rio onde a imagem foi encontrada.



A fé também transbordou para os lares. A paroquiana Iraildes Dantas, por exemplo, preparou um pequeno altar em sua casa, ricamente adornado com flores, para homenagear Nossa Senhora Aparecida — transformando o lar em um espaço de oração e gratidão.


ree

Junto com outros paroquianos, ela orou diante de Nossa Senhora, pedindo intercessão pela família e pelo povo brasileiro.



Já na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus, a criatividade e o espírito missionário deram o tom da celebração. Uma pequena procissão percorreu as ruas do bairro, levando uma rede estilizada, com aplicação de peixes feitos de papel, e a imagem da santa em destaque.


ree

A caminhada culminou com a Santa Missa presidida pelo padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro, num momento de oração comunitária.



Na Igreja Matriz, além da celebração eucarística, houve também a doação de brinquedos para crianças carentes e o acolhimento de famílias inteiras, que levaram os pequenos para celebrar o dia deles sob a proteção da Mãe Aparecida.


ree

As crianças tiveram intensa participação nas Santas Missas realizadas ao longo do dia, protagonizando momentos de grande beleza. Na celebração das 10h, presidida pelo padre Stanislaw, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada com a presença das crianças, que caminharam até o altar levando rosas ofertadas à padroeira do país.


ree

Envolvida por um grande arranjo de flores e luzes, a imagem parecia ganhar vida na menina que representou Nossa Senhora com suas vestes, seguida em procissão por outras crianças, que levavam consigo a bandeira nacional e uma pequena rede.



No altar, todos rezaram juntos o Pai-Nosso, compondo um inesquecível cenário de súplica e delicadeza.



Na celebração das 17h, presidida pelo padre Casimiro, o envolvimento das crianças não foi diferente. Com o apoio das catequistas, elas realizaram as leituras do dia e foram acolhidas no altar, recebendo do sacerdote a aguardada bênção.


ree

Sentados nas primeiras fileiras dos bancos, os pequenos ouviram do sacerdote uma homilia especialmente preparadas para eles, numa linguagem própria, utilizada para contar a história da Mãe Aparecida.



Assim, entre cantos, flores, orações e gestos de solidariedade, a Paróquia da Ressurreição do Senhor viveu o dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida e também às crianças, com muito amor e esperança — um testemunho de que a devoção à Padroeira do Brasil continua viva e transformadora no coração de seu povo.



Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Caian Gonçalves (Pascom), Wilson Oliveira (Comunidade do Imaculado Coração de Maria), Vitória Sampaio (Pastoral do Acolhimento), Iraildes Dantas (Oficinas de Oração e Vida) e Vera (Comunidade do Sagrado Coração de Jesus)

Comentários


bottom of page