Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado com fé, beleza e emoção na Paróquia da Ressurreição do Senhor
- PASCOM
- 14 de out.
- 3 min de leitura
A Paróquia da Ressurreição do Senhor viveu, no último dia 12 de outubro, momentos repletos de fé, ternura e profunda devoção à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Em cada comunidade, o amor à Mãe de Jesus se expressou de forma criativa e comovente, num clima de oração, partilha e gratidão.

Na Comunidade de São Lázaro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi colocada em destaque, próxima ao altar do Santuário de São Lázaro e São Roque, em um pequeno suporte forrado com tecido azul — sobre o qual se estendia uma rede, símbolo do encontro da imagem nas águas do rio Paraíba do Sul.

A celebração, presidida pelo padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia de Ondina, foi marcada por momentos de grande emoção. Logo na entrada, o estandarte com a imagem da santa foi entronizado junto com frases que foram lidas e depositadas aos pés de Nossa Senhora, junto com flores coloridas e uma Bíblia, compondo um belo cenário de homenagem à Mãe Aparecida.
Entre as frases de fé e devoção, um pedido teve lugar: “Nossa Senhora Aparecida, exemplo de fé e humildade, ensina-nos a seguir o teu exemplo.”
Como o dia também foi dedicado às crianças, elas tiveram participação especial nas celebrações. Junto ao padre Casimiro, ajudaram a sustentar o andor de Nossa Senhora Aparecida, num gesto de ternura e confiança. O ofertório das flores, também realizado por crianças e adolescentes, antecedeu o momento da consagração à Nossa Senhora, em meio a um ambiente de alegria. A Santa Eucaristia contou ainda com visitantes vindos de Aracaju e de diversos bairros de Salvador.

As homenagens continuaram no dia 13, quando o mesmo ritual se repetiu no Santuário de São Lázaro — tradicional ponto de fé e peregrinação nas segundas-feiras —, mantendo viva a devoção à padroeira do Brasil.

A celebração foi presidida por padre Stanislaw Wilczek, responsável pela condução de mais um momento de forte devoção e homenagens no santuário.

Na Comunidade do Imaculado Coração de Maria, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi colocada aos pés da imagem titular, em um adorno de rara beleza: um lenço azul bordado com detalhes brilhantes envolvia a santa, diante da qual foram depositados um vaso de flores e outro de vidro contendo elementos que remetiam ao ambiente do rio onde a imagem foi encontrada.
A fé também transbordou para os lares. A paroquiana Iraildes Dantas, por exemplo, preparou um pequeno altar em sua casa, ricamente adornado com flores, para homenagear Nossa Senhora Aparecida — transformando o lar em um espaço de oração e gratidão.

Junto com outros paroquianos, ela orou diante de Nossa Senhora, pedindo intercessão pela família e pelo povo brasileiro.
Já na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus, a criatividade e o espírito missionário deram o tom da celebração. Uma pequena procissão percorreu as ruas do bairro, levando uma rede estilizada, com aplicação de peixes feitos de papel, e a imagem da santa em destaque.

A caminhada culminou com a Santa Missa presidida pelo padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro, num momento de oração comunitária.
Na Igreja Matriz, além da celebração eucarística, houve também a doação de brinquedos para crianças carentes e o acolhimento de famílias inteiras, que levaram os pequenos para celebrar o dia deles sob a proteção da Mãe Aparecida.

As crianças tiveram intensa participação nas Santas Missas realizadas ao longo do dia, protagonizando momentos de grande beleza. Na celebração das 10h, presidida pelo padre Stanislaw, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada com a presença das crianças, que caminharam até o altar levando rosas ofertadas à padroeira do país.

Envolvida por um grande arranjo de flores e luzes, a imagem parecia ganhar vida na menina que representou Nossa Senhora com suas vestes, seguida em procissão por outras crianças, que levavam consigo a bandeira nacional e uma pequena rede.
No altar, todos rezaram juntos o Pai-Nosso, compondo um inesquecível cenário de súplica e delicadeza.
Na celebração das 17h, presidida pelo padre Casimiro, o envolvimento das crianças não foi diferente. Com o apoio das catequistas, elas realizaram as leituras do dia e foram acolhidas no altar, recebendo do sacerdote a aguardada bênção.

Sentados nas primeiras fileiras dos bancos, os pequenos ouviram do sacerdote uma homilia especialmente preparadas para eles, numa linguagem própria, utilizada para contar a história da Mãe Aparecida.
Assim, entre cantos, flores, orações e gestos de solidariedade, a Paróquia da Ressurreição do Senhor viveu o dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida e também às crianças, com muito amor e esperança — um testemunho de que a devoção à Padroeira do Brasil continua viva e transformadora no coração de seu povo.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Caian Gonçalves (Pascom), Wilson Oliveira (Comunidade do Imaculado Coração de Maria), Vitória Sampaio (Pastoral do Acolhimento), Iraildes Dantas (Oficinas de Oração e Vida) e Vera (Comunidade do Sagrado Coração de Jesus)

















































































Comentários