Dia Nacional da Juventude 2025: Jovens peregrinos da esperança celebram a fé em Ondina
- PASCOM
- 28 de out.
- 4 min de leitura
O último domingo, 26 de outubro, foi marcado por um verdadeiro testemunho de fé e alegria durante a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2025, realizada na Paróquia da Ressurreição do Senhor, em Ondina.
O evento reuniu centenas de jovens vindos de diferentes paróquias, para um encontro que expressou, em cada momento, o vigor da juventude católica e o desejo de caminhar com Cristo.

A Santa Missa de abertura foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, que destacou a importância do jovem permanecer firme na fé, “caminhando com Jesus como peregrinos da esperança”, em sintonia com o tema do Jubileu vivido neste ano.
"Você também, olhando para a sua vida, para o seu passado, para o dia de ontem, pelas dificuldades que já superou, ou que enfrenta, que você possa dizer aquilo que São Paulo disse a Timóteo: 'O Senhor esteve ao meu lado e me deu forças'. Se você pensar na sua vida, no momento de dificuldade, seja na sua casa, na escola, no trabalho, onde for, você vai, com certeza, reconhecer que você não estava sozinho. E Ele está com você. Essa experiência que São Paulo fez, vocês também fazem, como juventude, nós fazemos nas diversas fases da vida. Olhando para o caminho percorrido, a gente reconhece: eu não estava sozinho, não estou sozinho, é ele que está comigo. E olhando para frente, olhando para o dia de amanhã, olhando para os desafios, também como São Paulo, dizer: 'O Senhor me libertará de todo o mal'", orientou o Arcebispo.

O encontro teve ainda um destaque especial à figura de Carlo Acutis, nascido em 1991 e falecido em 2006, conhecido por sua profunda devoção à Eucaristia e por utilizar a internet para evangelizar; foi beatificado em 2020 e canonizado pela Igreja Católica como exemplo de santidade para a juventude moderna.

A celebração eucarística contou com a participação de vários sacerdotes de diferentes comunidades paroquiais, entre eles o padre Casimiro Malolepszy, pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor.

Diante da grande quantidade de fiéis, o evento foi realizado no estacionamento da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ao lado da Igreja Matriz, já que o templo não comportou o expressivo número de participantes — um público ainda maior do que o registrado no último DNJ.
Com o céu sem nuvens, muitos se protegeram do calor ocupando espaços de sombra ou fazendo uso de sombrinhas, toalhas e até bandeiras dos seus times de futebol.

Em grupos ou sozinhos, os jovens expressaram sua alegria em participar desse dia especial. Lana Muniz, da Paróquia Nossa Senhora da Penha, recorreu a um picolé para refrescar-se e resumiu o sentimento de muitos ao afirmar:
“Estou muito feliz de estar aqui. Espero viver muita diversão com meus amigos — dançar, brincar, cantar — mas, principalmente, ficar junto do melhor que é Jesus.”

A adoração ficou sob a responsabilidade do jovem Gabriel Paixão, da Paróquia São Francisco de Assis, em Alto de Coutos (Forania 3), que foi escolhido para conduzir esse momento de intensa espiritualidade:
“Quando a gente dá o nosso sim, estamos a serviço do ministério de Deus. Esse é o meu primeiro DNJ, e eu nem imaginava que estaria aqui adorando Jesus. Pedi para que tudo aconteça segundo a vontade d’Ele, entregando a vida de cada jovem para que o Espírito Santo aja e os leve para Jesus, e Este a Deus.”

Entre os muitos testemunhos de fé, um grupo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Valéria Palestina, também compartilhou suas experiências. Jônatas Silva (na foto, à esquerda), que participava do seu segundo DNJ, destacou a emoção de viver novamente esse momento:
“Estou animado para a caminhada que acontecerá após a missa. Chegaremos lá firmes e fortes!"
Já Micael Gonçalves (à direita), do mesmo grupo, emocionou-se ao contar como o DNJ marcou sua trajetória:
"Esse ano foi o que eu mais me reaproximei da Igreja. O DNJ vem para marcar esse retorno. O que o arcebispo disse é muito verdadeiro: Jesus caminha na nossa vida. Estar juntos aqui é maravilhoso.”

A caminhada de fé, que aconteceu após a celebração, foi um momento de pura alegria e comunhão. Famílias inteiras se uniram aos jovens, acompanhando o trajeto animado por artistas católicos, como DJ Angelus, Banda Divina Face, Patrícia Ribeiro, Ramon Britos, e a Missão Dínamos. Também estiveram presentes nomes de destaque, como o Padre Davidson, assistente eclesiástico do Setor Juventude da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Do alto dos prédios, moradores saudavam os jovens, que respondiam com acenos, cantos e orações.

Nem o uso de muleta impediu Gabriela de Andrade (foto) de acompanhar as irmãs e um amigo, todos menores, na caminhada juvenil .
Muitos expressaram sua fé de forma criativa, vestindo camisas com mensagens de esperança e paz, algumas estampadas com o rosto de Carlo Acutis, inspirando outros jovens a seguir o mesmo caminho de santidade.

Como disse Raila Kelly Sousa (na foto, à esquerda), da Paróquia Santo André, em Amaralina:
“Mesmo sendo tão jovem, Carlo mostra que é possível buscar a santidade. Ele é uma inspiração para todos nós.”
Os paroquianos de Ondina também marcaram presença expressiva, integrando-se à grande comunidade de jovens com grupos como o Iluminar, Redescoberta e Trilha. Adultos que convivem com esses jovens durante o ano participaram igualmente, celebrando a dádiva da convivência harmoniosa e a esperança renovada na Igreja.

Todos puderam conferir o lindo cenário proporcionado pelo dia de sol.

Durante o trajeto, inclusive, muitos pararam para fazer registros de cenas da natureza que marcaram o dia inesquecível.

O percurso culminou com a bênção do Santíssimo Sacramento, realizada no Farol da Barra, encerrando a tarde em clima de profunda adoração e gratidão.
O DNJ 2025 foi, sem dúvida, um marco de fé, alegria e unidade, confirmando que a juventude baiana segue firme, peregrina da esperança e testemunha viva do amor de Cristo.
Silvana Lima (Pascom) com a colaboração de Irtes Bouzon (Secretaria da Paróquia)













































Comentários