Dom Marco inicia série de palestras na Paróquia de Ondina
- PASCOM
- 7 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Após a realização do mutirão bíblico, o estudo da Carta aos Efésios continua com uma série palestras realizadas na Paróquia, toda quarta-feira, por diferentes convidados.

Para iniciar a série, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio, falou ontem (6), na Igreja Matriz, sobre a introdução da Carta, destacando, inicialmente, a atitude de pregação de São Paulo. "Ele sempre anuncia o que nós somos para depois dizer como temos que agir", explicou o bispo.
Com essa atitude, Paulo trouxe a perspectiva filósofa que define uma relação importante para a realidade cristã: "Não é a ação que define o ser, mas é o ser que define a ação".
Amparado por essa verdade, Dom Marco discorreu sobre a benção de Deus colocada sobre nós, relatada por Paulo no início da Carta: "a benção vem do Pai, realiza-se no mistério de Jesus Cristo e torna-se garantia para nós pela presença do Espírito". Com essas palavras, o apóstolo revelou o mistério da Trindade de maneira clara, abrindo espaço para outra verdade: é o Senhor, humanado em Cristo, que realiza em nós a proposta de Deus, em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
A humanidade, assumida por Cristo e em Cristo, torna-se, dessa forma, um único corpo, estabalecendo a mesma relação de interdependência observada no organismo humano, ou seja, todos dependem de todos para viver e realizar a proposta de amor de Deus.
"Ele assumiu toda a humanidade [...] E é exatamente esse mistério que São Paulo vem cantar de uma maneira extremamente forte e extremamente bela. O mistério de Jesus Cristo que, assumindo a humanidade, faz de toda a humanidade participante da graça de Deus", ressaltou Dom Marco.
O bispo finalizou sua fala lembrando, ainda, que o Espírito Santo não veio para substituir Jesus, mas para levar Sua obra à plenitude.
As próximas palestras serão proferidas por Rita Cavalcante, José Carlos e padre Valson Sande. Participe e divulgue.
Silvana Lima, com a colaboração de Larissa Cabral (PASCOM)
Comments