Corpus Christi: Ele ficou conosco!
- PASCOM
- 1 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Nesta quinta-feira (30), a movimentação na Paróquia da Ressureição do Senhor foi diferenciada. Com procissões realizadas entre as comunidades ou nos arredores das igrejas locais, o Dia de Corpus Cristhi foi celebrado com muita fé.
E tudo isso para dar graças a Deus por Cristo ter permanecido conosco na Eucaristia.
Na Comunidade de São Lázaro e São Roque, a primeira do dia a realizar a solenidade em honra ao Corpo e Sangue de Cristo, a Santa Missa foi presidida pela manhã, por padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor.

A procissão foi realizada nas proximidades do santuário com a participação dos fiéis. Entre cânticos e orações, o Santíssimo Sacramento percorreu as ruas de São Lázaro.
Na Igreja Matriz, a expectativa era para a chegada da procissão, que teve como ponto de partida o Santuário Nossa Senhora Educadora, onde o Santíssimo Sacramento foi Adorado.

Padre Maciel Pinheiro conduziu o momento, que foi iniciado às 17h, após o qual o Santíssimo seguiu, em carro aberto, até a Matriz.
Aguardando o Santíssimo chegar, estavam pessoas como Sandra Vilas Boas. Catequista, ela participou, pelo segundo ano, da confecção do tapete e ficou muito feliz com a oportunidade de colaborar.

"Teve muita integração. Depois que a gente vê o trabalho pronto, é maravilhoso! Eu gosto muito de participar porque a gente produz o tapete para Jesus passar, era isso que eu pensava enquanto fazia, por isso precisa mesmo ficar muito bom", justificou.

A riqueza do trabalho foi vista nos detalhes e a retirada do cordão de isolamento do tapete foi o sinal que a procissão se aproximava.
Quando o Santíssimo chegou na Igreja Matriz, passou por um grande corredor formado pelos Ministros da Eucaristia, que O receberam sob aplausos junto com toda a assembleia.
Após um momento de Adoração, padre Maciel presidiu a Santa Missa, quando destacou que o encontro com Jesus não pode se limitar à celebração.
"Uma espiritualidade eucarística, nós conseguimos através de uma relação íntima de fé e de Adoração a Jesus na Eucaristia", afirmou ele.
Essa espiritualidade também foi vivida na comunhão, realizada com as duas espécies: Corpo e Sangue do Senhor Jesus.
No final da Santa Missa, paroquianos entraram com o terço na mão em homenagem a Nossa Senhora. O momento Mariano envolveu orações junto à imagem da Mãe de Jesus e foi encerrado com o canto de consagração.

Enquanto isso, o Santíssimo era Adorado também na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e na Comunidade do Imaculado Coração de Maria, de onde seguiu em procissão para a Comunidade do Sagrado Coração de Jesus, transportado pelas mãos do frei Gilson da Silva.
Entre ruas, becos e escadarias, a mensagem era uma só: caminhamos com Jesus.

Em todos os espaços pôde-se observar uma profunda fé e respeito com a festa, que há quase 500 anos é realizada em honra e glória do Corpo e Sangue de Cristo.
Celebrada pela primeira vez no Brasil, justamente em Salvador, o Corpus Christi entrou no calendário litúrgico da Igreja Católica para enfatizar a presença real do Senhor no pão e no vinho consagrados.

Reconhecendo e amando Jesus na Eucaristia podemos dizer que, na nossa fraqueza, o Senhor Se fez pão para conosco seguir até o fim dos tempos...
Confira mais fotos do evento.
Silvana Lima, com a colaboração de Caian Gonçalves, Aruzia Luna, Gorette Randam (Pascom), Wilson Oliveira, Ednalia (Representes das Comunidades)
Comments