top of page

"Ele veio para morar em seu coração"

  • PASCOM
  • 27 de dez. de 2024
  • 4 min de leitura

Com essa frase, padre Maciel Pinheiro resumiu a tônica do Natal que, na Paróquia da Ressurreição do Senhor, se foi vivido de um modo especial.

Jesus nasceu para a alegria da humanidade


As comunidades usaram de muita criatividade para celebrar, com alegria, o nascimento de Jesus.

A Igreja Matriz ficou pequena para receber as pessoas que foram participar das Missas Natalinas: a da vigília, no dia 24, e da noite de Natal, no dia 25.


Vigílias de Natal atraem grande número de fiéis na Igreja Matriz


A primeira missa da Vigília de Natal, presidida pelo padre Stanislaw Wilczek, foi realizada às 18h e ficou sob a responsabilidade da Equipe de Santo Antônio, já que a celebração aconteceu numa terça-feira.

Um lindo cenário marcou a entrada da Sagrada Família


Com a igreja lotada, a equipe promoveu um momento de grande beleza, ao iniciar a Santa Misa sob a luz de velas distribuídas na entrada e acesas pela assembleia, seguida da música "Noite Feliz".

O cenário foi criado para acompanhar a entrada simbólica de José e Maria, trazendo nas mãos Aquele que é o centro e o sentido da festa: O Menino Jesus.

Os anjos do Senhor foram representados pelas crianças


A Sagrada Família foi acompanhada por um grupo de anjos representados por crianças que permaneceram próximas ao altar, onde estavam José, Jesus e Maria.

Padre Stanislau ressaltou a magnitude da cena, que remetia ao ambiente onde Jesus nasceu.

"Quando vamos olhar, aqui, para a nossa frente, estamos entrando neste clima da gruta. Temos um senhor, que representa José, temos uma mulher, que representa, para nós, Maria, e temos o Menino Jesus. Que coisa boa, este clima maravilhoso", exclamou.

A missão de Jesus foi destacada por padre Stanislaw


Mas apesar da alegria evocada pela manjedoura, ele fez questão de lembrar de outros espaços ocupados pelo Filho de Deus, em especial a cruz, mostrando que o Senhor veio com um propósito de salvação, colocando-se à disposição da humanidade, do início ao fim da sua vida, e permanecendo conosco na Santa Eucaristia.

Caroline e Helder agradeceram pela participação


Para o casal Caroline Burgos e Helder Silva representar Maria e José foi gratificante.

"Foi uma experiência incrível, nessa data de Natal. E a gente ficou bem feliz em poder representá-los. São figuras de tanta importância para a nossa fé... Então, foi muito especial", disse a representante da Mãe de Jesus.

Para Helder, o sentimento foi de gratidão. "Foi um privilégio fazer um papel tão levante nesse momento de Natal. Só tenho a agradecer ao convite por ter participado desse momento", afirmou.

A família do pequeno Bento ficou feliz pela escolha


Outra que ficou feliz com a celebração foi Cintia Alvin. Em visita a Salvador, ela escolheu participar da Vigília de Natal na Igreja Matriz, onde viu o filho Bento, de 5 anos, ser convidado para representar um dos anjos.

"Eu achei muito especial, achei bem linda (a Missa) e tô bem feliz por estar aqui. Que bonito essa experiência dele ter participado! Foi única, eu não esperava que ele fosse participar, mas fiquei muito feliz de ver ele de anjinho", confessou.



A segunda celebração da noite foi realizada às 20h e presidida pelo padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor, que chamou a atenção para o verdadeiro sentido da festa.

"E o Natal não é o aniversário de Jesus, é a memória do nascimento de nosso Senhor Jesus. E para trazer para os nossos tempos o que trata-se da memória, façamos a comemoração do nosso encontro com o Senhor. Que a gente possa encontrar a paz, Aquele que é a paz, Aquele que é o amor, Aquele que transmite pra nós todos os valores e praticamente nos implora: 'Levante! Partilhe com os outros!' Volte a sua atenção para os valores e não simplesmente para aquilo que impressiona", pediu.

Padre Casimiro destacou o verdadeiro sentido do Natal


Foi o que fez Denise Nunes, que falou da felicidade em celebrar seu aniversário de nascimento numa data especial, louvando e agradecendo ao Pai. "Eu me sinto renovada, gratificada e feliz", disse ela.

Denise agradeceu ao Senhor pelo dom da vida


Antes da bênção final, o pároco inovou o rito natalino, mudando o trajeto da procissão de saída. A equipe de liturgia, tendo os novos representantes da Sagrada Família à frente, contornaram os bancos de um dos lados da igreja em direção ao presépio, onde o Menino Jesus foi colocado, gesto também realizado na celebração anterior.


Missa de Natal ressaltou pedido feito por Jesus


No dia seguinte (25), a Santa Missa de Natal contou com a presença dos três padres redentoristas: Casimiro, Maciel e Stanislaw, que aprofundou as reflexões sobre a missão de Jesus, resumida em um conhecido pedido feito pelo Mestre: "amai-vos, uns aos outros".


Coral inovou com música e coreografia próprias em São Lázaro


Nas outras comunidades da paróquia, as famílias marcaram presença nas celebrações participando das procissões de entrada e de outros momentos litúrgicos das Santas Missas.

Famílias inteiras participaram das celebrações


Na Comunidade São Lázaro e São Roque foram utilizados cartazes e outros adereços para ressaltar a importância da data e o sentido maior do Natal.



Na Comunidade do Imaculado Coração de Maria o Natal do Senhor foi celebrado com grande participação dos paroquianos.

Os anjos colaboraram ativamente na Comunidade do Imaculado Coração de Maria


Os anjos, dessa vez representados por jovens da comunidade, estiveram presentes na Vigília de Natal, participando ativamente da celebração.



A Luz do Senhor brilhou, ainda, na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, promovendo uma noite de paz e harmonia.



As reflexões foram acompanhadas atentamente por todos, em um ambiente marcado pela predominância de vestes vermelhas.



A mensagem transmitida pelo padre Maciel falou do maior de todos os sentimentos:

"O amor de Deus é tão grande, que Ele quis tornar-se uma criança e quis se rebaixar à forma humana para manifestar esse amor a cada um de nós ", afirmou ele durante a homilia.

O coral infantil fez a assembleia vibrar


Apesar do toque particular que cada comunidade trouxe para o Natal do Senhor, em todas elas as crianças chamaram a atenção, especialmente durante a execução de músicas que emocionaram a todos.


Crianças deram um grande presente para a comunidade


Com direito à composição e coreografias próprias, os corais infantis garantiram beleza, espontaneidade e a vibração própria dos pequenos, mostrando que Jesus já habita no coração de cada um deles.


Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de representantes das comunidades, grupos e movimentos

Comments


bottom of page