Escapulários são abençoados na Paróquia de Ondina
- PASCOM
- 17 de jul.
- 2 min de leitura
Ontem, quarta-feira, foi um dia especial na Paróquia da Ressureição do Senhor. Na data dedicada à Nossa Senhora do Carmo, fiéis tiveram seus escapulários abençoados na Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Essa relação de Nossa Senhora com o objeto sagrado remonta ao século XIII, quando, segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu a São Simão Stock, um dos superiores da Ordem dos Carmelitas, no dia 16 de julho de 1251. Durante essa aparição, ela lhe entregou o escapulário do Carmo — uma peça de tecido usada sobre os ombros — como sinal de sua proteção especial.

O escapulário era, inicialmente, parte do hábito dos monges carmelitas, simbolizando o “jugo de Cristo” e o compromisso de seguir o caminho da fé com humildade, serviço e devoção. Com o tempo, surgiu uma versão menor, feita de dois pedaços de pano marrom unidos por cordões, que os leigos passaram a usar como sinal de sua consagração a Maria e de pertencimento espiritual à Ordem do Carmo.

A promessa atribuída a Nossa Senhora do Carmo nessa devoção é clara e consoladora: "Aquele que morrer com o escapulário não padecerá o fogo eterno". Isso não significa que o escapulário seja uma espécie de “amuleto mágico”, mas sim um sinal visível de uma vida vivida na graça de Deus, sob a proteção e intercessão da Mãe de Jesus. Usar o escapulário, portanto, implica compromisso com a fé cristã, oração, prática dos mandamentos e amor a Maria.
Assim, a relação entre Nossa Senhora do Carmo e o escapulário é de proteção, amor maternal e chamado à conversão. O escapulário é um gesto de devoção que expressa confiança na intercessão de Maria e desejo de seguir Jesus com fidelidade, sob sua orientação e cuidado materno.
A bênção foi concedida pelo padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro e presidente da celebração.
Ele também abençoou Marciano, que carinhosamente recebe a todos que frequentam a Igreja Matriz, por meio da Pastoral do Acolhimento, pela passagem de mais um aniversário.

Outro motivo de comemoração e gratidão foi a recuperação de Darcy Sampaio, que superou um grande desafio de saúde nos últimos dias, com muita fé na poderosa intercessão de Nossa Senhora e o carinho de todos.
Ambos receberam calorosos parabéns, com direito a bolo decorado, e o abraço fraterno das Mães que Oram Pelos Filhos, grupo que se reúne toda quarta-feira na Igreja Matriz.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Vitória Sampaio (Pastoral do Acolhimento)









Comentários