top of page

Festa de Santo Antônio fala do seu legado

  • PASCOM
  • 14 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

O interior da Igreja Matriz ficou iluminado com as velas que foram acesas pela Equipe do Acolhimento, formando um lindo e agradável visual. Tudo isso para receber, solenemente, a imagem de Santo Antônio, que foi transportado em um pequeno andor, carregado por alguns dos seus “filhos”, responsáveis por cuidar da devoção ao santo, implantada na Paróquia há 12 anos.

Antes da entrada do andor, porém, a história de Santo Antônio foi lembrada pela comentarista da Missa Festiva, Selma Vieira, destacando que, mesmo morrendo aos 36 anos de idade, ele deixou um grande legado de fé e obras espirituais, como ardoroso discípulo missionário de Jesus.

A comentarista ressaltou também o poder desse legado: “Santo Antônio vive ainda entre nós com o mesmo poder que nos dias da sua existência terrestre”, afirmou ela, lembrando que Santo Antônio é considerado “Arca do Testamento” pelo profundo conhecimento e propagação do Evangelho, por meio do qual consolou os aflitos e curou os doentes.

A história de Santo Antônio trouxe, ainda, o milagre da conservação da sua língua, que tanto proclamara as coisas de Deus, mesmo diante do corpo destruído pela ação do tempo, após a sua morte.

Saudando os presentes com alegria, o presidente da celebração, padre Cristóvão Przychoki, comentou sobre a data. “Hoje, 13 de junho, o céu se abre e Deus, pelas mãos generosas de Santo Antônio, oferece distribuir as graças e as bênçãos para todos nós”, disse o padre, pedindo bênçãos para todos, incluindo os que foram batizados com o nome do santo e os que partilham o pão de Santo Antônio durante todo o ano com os mais necessitados.

A homilia foi aberta com uma pergunta especial: “por que Santo Antônio encanta os corações e atrai as multidões?” Para respondê-la, o pároco lembrou que o legado de Santo Antônio vai além das histórias populares a seu respeito. “Ele nos mostra um caminho belíssimo a ser seguido porque ele acreditou, de forma plena, na palavra do Senhor, e não por acaso ele segura a Bíblia Sagrada e a imagem do Menino Jesus”, explicou o padre.

O pároco frisou também que, assim como Santo Antônio, nós somos chamados para sermos sal da terra e luz do mundo. “Eu sou convidado para caminhar pelos caminhos do Senhor, assim como Santo Antônio [...] Que tipos de frutos eu produzo na minha vida? Quando eu chego, sou motivo de alegria e felicidade? [...] Se você quer saber se está no caminho certo, olhe ao seu redor e se pergunte: o que faço com a minha vida?”, questionou padre Cristóvão, salientando que para ser um verdadeiro devoto é necessário abraçar a Palavra e se colocar no caminho da missão, como fez Santo Antônio, não permitindo que o coração seja ocupado por outra coisa que não seja Jesus.

Para Soraia Carvalho, que ajudou a organizar a festa e também carregou o andor do santo, falar de “Toinho”, como ela, carinhosamente, chama o santo, não é fácil. “Eu já passei por tantas coisas e ele sempre esteve presente em minha vida”, disse ela, ressaltando o quando essa presença foi importante, até mesmo na Trezena. “Tivemos muitas tribulações, quando a gente via que tinha tanta demanda para resolver e quando a gente menos esperava, tudo desabrochava, tudo tinha uma solução e a gente sempre grata, agradecendo todos os dias pela intercessão de Santo Antônio junto ao nosso Senhor”, explicou.

Soraia se emociona ao falar de Santo Antônio

Soraia salienta que, diante da grandiosidade do evento, a palavra não pode ser outra senão a de gratidão, na certeza de que o Espírito Santo estava com a Equipe de Santo Antônio, a todo momento, e Nossa Senhora também.

“Queremos agradecer aos padres, paroquianos, funcionários, colaboradores, à PASCOM, a todos que nos ajudaram porque ninguém faz nada sozinho”, finalizou emocionada.

A Equipe de Santo Antônio reforçou, ainda, o agradecimento a todas as comunidades e ao apoio recebido do comércio local, como a Delicatessen de Ondina, a Padaria Fátima, do Ondina Apart Hotel, o Restaurante do Clube Espanhol e a HM Financeiros e Contabilidade.


Silvana Lima, com a colaboração de Arúzia Luna, Larissa Cabral e Gorete Randam (PASCOM)


Comments


bottom of page