Fiéis lavam os pés uns dos outros na Quinta-feira Santa
- PASCOM
- 19 de abr.
- 2 min de leitura
A Quinta-feira da Ceia do Senhor foi vivida de uma maneira inusitada na Paróquia de Ondina.
No dia em que a Igreja iniciou o Tríduo Pascal, os fiéis presentes na Igreja Matriz foram surpreendidos com uma grande novidade: lavar os pés uns dos outros.

O pedido foi feito pelo padre Stanislaw Wilczek, presidente da Santa Missa, após lavar os pés daqueles que representavam os apóstolos, dispostos ao longo da grande fila de cadeiras que foi formada no corredor da igreja, o que facilitou a visualização da assembleia.

Na celebração que faz memória à instituição da Eucaristia, do sacerdócio e do mandamento do novo amor, marcado pelo grande gesto de humildade de Jesus, os bispos, junto com todo o seu presbitério, fazem a renovação das promessas sacerdotais, abençoando o óleo dos catacúmenos, do batismo e dos enfermos, além de consagrar o óleo da Crisma.

Todos estes foram conduzidos até o altar, na Igreja Matriz, por paroquianas caracterizadas com vestes especiais, em meio à celebração da Quinta-feira Santa.
Iniciando o drama da Paixão do Senhor, a celebração da última ceia, como também é conhecida, traz consigo uma grande certeza, como destacou padre Stanislaw.
"Ele institui a Eucaristia. Ele diz assim quando tomou o pão: 'isso é o Meu corpo, tomai todos e comei'. E quando pega o cálice com o vinho, ele vai dizer: 'isso é Meu sangue, tomai todos e bebei'. E depois conclui: 'fazei isso em memória de Mim'.
E assim, Jesus se deixa para nós, não somente na última ceia, mas ele ordena: 'fazei isso na memória de Mim, então continuem fazendo e Eu estarei, Eu estou presente no meio de vós'", frisou o sacerdote.

Essa convicção também foi lembrada na Comunidade do Imaculado Coração de Maria.
Quem presidiu a celebração e meditou sobre o testamento espiritual de Jesus para nós foi o padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressureição do Senhor.
Na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes a participação das mulheres na Cerimônia do Lava-Pés foi expressiva.

A celebração foi presidida pelo padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro.

Em todos os lugares o grande exemplo de Jesus foi ressaltado e pôde ser percebido já no Domingo de Ramos, quando lembramos que Aquele que está sentado à mesa é o maior, mas na Quinta-feira Santa Ele inverte essa lógica ao se levantar e servir aos apóstolos lavando os seus pés.
"Eu que Sou o Mestre e Senhor, vos dei o exemplo para que façais a mesma coisa", foi a mensagem que Cristo quis que ficasse em nossos corações.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Taisa Badaró (Pastoral da Catequese)
Comments