Foi um dia de bênçãos!
- Silvana
- 28 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
O Domingo da Anunciação do Senhor foi um dia especial para os frequentadores da Paróquia de Ondina. Paroquianos de diferentes comunidades estiveram reunidos na Casa da Amizade, no bairro Apipema, em Salvador, para realizar o Retiro Paroquial de 2023.
Com o tema “Vocação, Graça e Missão”, o evento foi aberto pelo pároco, padre Cristóvão Przychocki, em clima de muita fé e alegria.
Logo pela manhã, a reflexão sobre vocação trouxe o entendimento de que este é um chamado amoroso de Deus. “Vocação é graça transformada, não depende de méritos, dos estudos, da instrução própria ou da família e nem das riquezas. Toda vocação é convocação”, explicou padre Manuel Novaes, da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Pituaçu, convidado para a condução do retiro. “E é chamando-nos que somos configurados e conformados a Ele, sendo portadores de vida e esperança. Jesus nos chama para permanecermos com Ele”, reforçou o religioso.
E como podemos fazer isso, senão compartilhando os dons e talentos que o próprio Deus distribuiu, gratuitamente, para cada um de nós por meio do seu Santo Espírito? Como está em Mc 3, 13-14, “Jesus chamou os que Ele mesmo quis para enviá-los”, e não seguimos sozinhos nesse caminho, temos referências.
Com base nessa verdade, foi proposta uma dinâmica envolvendo São José, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pedro e Paulo, para que cada participante percebesse com qual destes tinha mais identificação e porque isso acontecia.
Além dessa proposta, há diversos outros meios usados pelo Pai para nos levar a identificar a nossa missão, especialmente quando o nosso coração arde em resposta ao Seu chamado. “Ao respondermos ‘sim’ a essa convocação, tomamos o caminho para a comunidade, onde nossa vida se torna uma oferta viva e testemunho concreto de disponibilidade”, disse o religioso, explicando que a graça é a pergunta de Deus, e a missão é a nossa resposta.
No final da tarde, aconteceu a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Manuel, concelebrada pelo padre Adão Mazur e o seminarista Breno Emanuel, e animada pelos seminaristas João Vítor e David Rafael.
Na homilia, padre Manuel refletiu um pouco mais sobre a missão, pedindo para não fazermos a vontade de Deus de qualquer jeito, o que implica participarmos das diferentes pastorais com gosto e com prazer de servir. “Como diz a carta aos Hebreus: ‘Eu vim, ó Deus, para fazer a Tua vontade’. Que aprendamos com Maria a dizer: eis-me aqui, Senhor”, reforçou o celebrante.

Esse pensamento também ecoa no coração da paroquiana Darcy Sampaio que, servindo em diferentes pastorais, vê a importância do trabalho realizado em grupo. “Eu estou me sentindo renovada. Iria viajar, mas o Senhor mudou os meus planos e me trouxe aqui para me mostrar o quanto ainda posso servir a Ele. Foi uma benção e uma graça. Estou muito feliz por ter vindo”, revelou ela.
Apesar de reconhecer que a messe precisa de muitos operários, Darcy acredita na força da coletividade. “Juntos podemos fazer mais. O importante é não perdermos a oportunidade de servir”, explicou.
A missa, como sempre, também foi espaço de acolhimento das aniversariantes da semana e de agradecimento ao padre Emanuel que, aplaudido carinhosamente após a bênção, recebeu uma calorosa Ave-Maria em sinal de agradecimento.
Padre Adão encerrou o retiro lembrando que a nossa vocação é, antes de mais nada, um compromisso com a nossa salvação, com a salvação do outro e com a sociedade.
Silvana Lima (PASCOM).
Comments