top of page

Formação Paroquial traz como tema "A Eucaristia e a missão"

  • PASCOM
  • 13 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

Ontem, dia 12, foi realizada mais uma formação paroquial, pelo terceiro mês consecutivo, dessa vez com o tema "A Eucaristia e a missão". O objetivo foi mostrar a impossibilidade de separar essas duas dimensões na caminhada dos que se consideram discípulos missionários.

Para falar sobre o tema foram convidados os professores, Missionários Redentoristas Leigos e catequistas de jovens e adultos, Roberto Sarmento e Giovana Oliveira, essa última com pós-graduação em Catequese, pela Faculdade Dehoniana, em Taubaté, São Paulo.

O encontro teve início com a invocação do Espírito Santo e a leitura do Evangelho de Lucas 24, 13-35, trazendo a passagem dos Discípulos de Emaús.

Giovana e Sarmento provocaram reflexões do início ao fim do encontro

Após a leitura, Giovana pediu aos presentes que meditassem sobre a mensagem contida no Evangelho, mostrando como o partir do pão foi importante para que os discípulos de Emaús cumprissem a missão de confirmar que Jesus continuava no meio deles. "A gente não pode pensar, nunca, na Eucaristia separada da missão. Depois de sermos alimentados na missa pela Palavra, Corpo e Sangue de Cristo, nós somos enviados. Não podemos ficar com a Eucaristia para nós mesmos", explicou ela.

Sendo convidados a experimentar o mesmo sentimento dos discípulos de Emaús, que estavam totalmente abatidos pela forma vergonhosa como Cristo morreu, os paroquianos foram levados a olhar para suas próprias vidas guiados por Giovana, que falou da necessidade de termos Jesus caminhando conosco, principalmente nos momentos de dificuldade. "Que a gente possa se colocar nesse caminho com Jesus, com nossas tristezas, nossas tempestades, nossas mazelas… Para deixar a Palavra de Cristo transformar nossa vida" pediu ela.

O instante de reflexão foi seguido pelo canto "Como a chuva que lava" e por uma relação de perguntas formuladas com o propósito de revisar o texto lido. Mais uma vez, Giovana refletiu sobre o objetivo da formação: "como vocês se sentem depois da missa? Enviados em missão?" Perguntou ela, abrindo espaço para o compartilhamento de vivências do cotidiano, mostrando como a missão precisa acontecer também fora da Igreja. "Quando termina a missa, começa a missão", lembrou a palestrante.

No segundo momento, Roberto Sarmento fez o que chamou de "provocação", para que as pessoas percebessem o que Deus quis dizer a cada uma com a leitura do Evangelho escolhido.

Já no terceiro e último momento, Sarmento perguntou que resposta seria dada a Deus, a partir do que Ele falou para cada pessoa ali presente, tomando como exemplo o que aconteceu com os próprios discípulos de Emaús: "Eucaristia é mistério e grandiosidade. Durante a celebração o nosso coração arde. Uma missa é para o coração arder", frisou ele.

Para finalizar, Sarmento refletiu sobre a dificuldade que muitos têm de abraçar a missão, recebendo do grupo diversas explicações para o problema. Dentre os motivos apontados, estavam a necessidade de meditação diária da Palavra; o automatismo com que muitas vezes participamos das celebrações; a importância de reconhecer Jesus na própria vida, principalmente nos irmãos necessitados; a necessidade de firmarmos um compromisso com as coisas de Deus para atuarmos como agentes multiplicadores da Sua causa e, sobretudo, a dificuldade de enxergar Jesus na Eucaristia como presença viva e transformadora na vida de todos nós.

Para Sarmento, sair em missão é uma decisão pessoal, lembrando, porém, que o trabalho é coletivo, como ele mesmo ressaltou: "é um trabalho que precisamos assumir".

Padre Maciel e Zé Luís (como é mais conhecido) presentearam os palestrantes

O encontro foi encerrado com uma oração final, após a qual os palestrantes foram presenteados pelo padre Maciel Pinheiro e José Luis Sepúlveda, coordenador da Pastoral Social, que dividiu com todos o desejo de ver o espírito fraterno sendo restaurado para que a missão aconteça.

Padre Maciel agradeceu aos paroquianos, deixando como desafio a missão de levarem um convidado ou uma convidada para a próxima formação, que acontecerá na segunda segunda-feira de julho.


Silvana Lima (PASCOM)



Comments


bottom of page