Igreja do Brasil distribui novo Missal Romano
- PASCOM
- 1 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Dezembro chegou. Entramos no último mês do ano civil e damos os primeiros passos em direção ao novo ano litúrgico.
Ao longo desse período, somos convidados a compreender e a refletir sobre o Evangelho de São Marcos, vivendo o ciclo designado de ano B.
Esse tempo será marcado por uma grande novidade: o uso da terceira edição do Missal Romano, que foi revisto com o objetivo de aproximar a tradução de língua portuguesa dos formulários em latim, já que nele estão os textos lidos na Santa Missa.
Algumas orações, porém, não foram modificadas por já se encontrarem muito próximas da língua original.
Outras delas sofreram pequenas mudanças e algumas foram revistas completamente.

Esse trabalho levou 19 anos para ser realizado e foi lançado, em setembro deste ano, por meio da Comissão Episcopal para a Liturgia e da Comissão para a Tradução dos Textos Litúrgicos, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que apresentou a nova edição do Missal Romano para o país, aprovada pela Santa Sé.
A nova edição chega trazendo "instruções e as orações necessárias para a celebração do Mistério que atualiza e conserva a nossa fé", segundo a CNBB.
Ainda de com a instituição, dentre as novidades, estão: formulários completos para as Missas feriais do Tempo do Advento e do Tempo da Páscoa; a Missa da Vigília da Epifania do Senhor; 12 novos prefácios no Ordinário da Missa; revisão da tradução das Orações Eucarísticas; atualização no Ato Penitencial; e a inclusão dos Santos brasileiros no "Próprio dos Santos".
Dessa forma, os rituais utilizados para as celebrações eucaristicas foram atualizados, entrando em vigor, oficialmente, no próximo dia 03 de dezembro, primeiro domingo do Advento.
Apesar do longo tempo de revisão, porém m, não foram realizadas mudanças no rito da Missa, mas sim uma nova tradução das suas orações.
Silvana Lima (PASCOM)
Fontes: CNBB e A12
Comments