"Mãe dos Navegantes, entregue tudo isso ao seu Filho"
- PASCOM
- 15 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de jan. de 2024
Esse foi o pedido feito pelo pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor, padre Casimiro Malolepszy, ontem (14), na Missa Festiva em Homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes.

Izabela e Eduardo participaram da última noite do Tríduo
Após a terceira e última noite do Triduo, que contou com a presença de Izabela e Eduardo, do Grupo de Oração Jesus Bom Pastor, da Paróquia São Francisco de Assis, na Boca do Rio, foi a vez de celebrar a padroeira.
Nas mãos dela, padre Casimiro entregou tudo que foi realizado em 2023, assim como as necessidades atuais e futuras da comunidade, que todo ano supera o desafio das inúmeras escadas, ladeiras e do intenso calor para pedir proteção, bênçãos e força para evangelizar.
Como acontece todo ano com Eugência Sena, nascida e criada no Alto da Sereia, onde está localizada a comunidade. Ela chegou a participar das primeiras missas, realizadas ao ar livre, e acompanhou de perto a construção da capela.
Mesmo tendo que se mudar recentemente para outra comunidade, ela sempre retorna para ver os amigos e participar da festa, que considera seu compromisso sagrado com Nossa Senhora.

Darlúcia (à esquerda) e Eugênia foram agradecer
"Hoje o sentimento é de felicidade. Eu só posso agradecer a Deus. Estou com a muleta, mas Nossa Senhora me permitiu que eu vinhesse", disse ela com lágrimas nos olhos.
Outra que também conhece a comunidade de perto é Darlúcia Pereira, mais uma moradora que foi agradecer.
"Em todos os momentos em que estou com dificuldade ela está sempre me abençoando. Vamos navegar. Minha comunidade é maravilhosa e sou muito grata por tudo que recebo de minha mãe, Nossa Senhora dos Navegantes!"

Maria José, no centro, falou do compromisso com a missão
Além das antigas moradoras, representantes de outras comunidades foram prestigiar o evento. O grupo da Matriz reuniu pessoas como Maria José, do Movimento Mães que Oram pelos Filhos. Ela achou a festa maravilhosa e lembrou que Nossa Senhora é a mesma e ampara todos nós.
"A festa está maravilhosa e a proposta é essa: hoje e durante o ano de 2024 a missão continua e todos são chamados", pontuou.

As comunidades marcaram presença
Todos eles iniciaram a manhã festiva logo cedo, às 7h30, em direção à praça do antigo restaurante Sukiyaki, na Av. Oceânica, entre orações e cantos de louvor à Nossa Senhora. Lá chegando, fogos foram acessos para homenagear a Mãe dos Navegantes.
Retornando para a capela, inicialmente a procissão seguiu por um trecho da grande avenida, acessando em seguida as escadarias que levam à pequena igreja.
Antes do início da celebração, o andor com a imagem da santa foi entronizado na capela, para depois ser colocado ao lado da entrada principal .

O espaço interno ficou pequeno para a quantidade de pessoas que compareceram e muitas delas acompanharam a Santa Missa na área externa.
Antes da bênção final, o andor voltou mais uma vez à capela para o momento da Consagração, realizando uma rápida procissão do interior ao exterior do templo, quando os fieis saudaram a Mãe de Jesus com calorosas salvas de palmas.
A paroquiana Giovana Oliveira agradeceu a todos que colaboraram com a festa, destacando a participação dos que, mesmo não residindo na comunidade, fizeram questão de ajudar.
O padre reforçou os agradecimentos pedindo a todos que continuassem colaborando para as melhorias do lugar, lembrando a importância da oração e do símbolo que a comunidade adotou como sinal de união em torno da conquista de objetivos comuns: um porco de barro, muito usado no passado para guardar moedas.
O evento foi encerrado com a distribuição de lembranças e da tradicional salada de frutas com sorvete, após a qual a comunidade se reuniu na frente da capela para dar graças a Deus, com muita vibração e alegria, como a responder o convite feito pelo padre:
"Que a gente nunca pare de navegar em direção ao Nosso Senhor Jesus Cristo!"
Silvana Lima, com a colaboração de Mirna Machado e Giovana Oliveira (PASCOM)
Comments