top of page

Maria é retratada com sensibilidade e admiração

  • PASCOM
  • 11 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de jul. de 2023

Em 2022, a Assembleia Paroquial fez eco ao desejo do pároco, padre Cristóvão Przychocki, de criar uma formação para agentes de pastoral. A necessidade colocada pela Assembleia era de servir melhor à missão dada por Deus, também em atendimento ao pedido do Papa Francisco para a construção de uma Igreja Sinodal.

Assim, para colocar a Paróquia em saída, foi criada uma equipe de trabalho, sob a Coordenação Espiritual de padre Maciel, composta pelos professores Ana Cecília Bastos; José Luiz Sepúlveda; Roberto Sarmento e Giovana Oliveira e pelo empresário Raimundo Leal (Tico).

Na segunda formação promovida pela Paróquia, realizada no último dia 8, na Igreja Matriz, o tema foi "Maria, modelo de discípula e missionária".

Professora Ana recebeu o convite para palestrar como um presente de Deus para a sua vida

A formação foi conduzida pela professora Ana Cecília Bastos, doutora em psicologia, escritora e integrante da Pastoral do Batismo, que abordou aspectos importantes da vida da Mãe de Jesus.

O primeiro dos aspectos diz respeito à identidade cristã de Maria que, reconhecidamente, foi a primeira a falar de Jesus, por isso pode ser também reconhecida sob o título de Maria Missionária.

Ana ressaltou que a Igreja é uma comunidade de discípulos missionários e, como tal, é sinal de alegria. "Deus é tão magnânimo, nos ama tanto, que quer que sejamos esse sinal, com testemunho de santidade no espaço em que a gente vive, com as obras de misericórdia promovendo uma cultura de paz", disse ela.

O segundo aspecto é que Maria reúne todas as características do discipulado. Ela é aquela que exerce sua missão com gratuidade e, mais do que ninguém, se identifica com Jesus, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo, que tudo recria, nada exclui e que também foi recebido por ela antes de todos. Como discípula plena do Senhor, ela ainda nos ensina como é importante a escuta da Palavra, prática que adotou por toda a vida.

É também por meio de Maria que podemos aprender a sentir e a identificar os sentimentos de Jesus, permitindo um novo aprendizado a Seu respeito. O que explica o terceiro e último aspecto, que é o processo pelo qual Maria passou para acolher a missão com todas as dificuldades que esta apresentou.

O evento foi encerrado com questionamentos importantes

Nós também podemos fazer o mesmo, dando o nosso 'sim' a Deus com o mesmo discernimento que Maria revelou ter ao questionar como se daria a sagrada gestação.

Professora Ana recebeu flores das mãos de Giovana Oliveira, em sinal de gratidão
“Maria dialoga, serve e pensa, sem se deixar intimidar [...] Se quisermos nos transformar, como ela também foi transformada, peçamos a ela essa graça”, explicou Ana ao falar do exemplo deixado pela Mãe de Jesus, destacando que “o 'sim' de Maria significa peregrinar; cuidar; proteger; servir e, sobretudo, amar”.

Por fim, somos chamados a reconhecer Maria como a maior das mistólogas (aquela que leva a celebrar o mistério de Cristo), e como aquela que, através da gestação de Jesus, permitiu que toda espécie humana fosse adotada por Deus.

Silvio Moreira ama Nossa Senhora

Para Silvio Moreira, o evento foi muito participativo e enriquecedor.

“Eu não consigo me identificar como coisa alguma, se não tiver Maria na minha frente. Maria é tudo. É a minha razão de existir”, confessou o paroquiano.

O evento foi encerrado com a música Baião da Penha, de Luiz Gonzaga, escolhida por Ana por ter a Santa como sua patrona na Academia de Letras e Arte Mater Salvatori, da qual a palestrante faz parte.


Silvana Lima (PASCOM)

Comments


bottom of page