Mês de Maria é iniciado no dia dedicado a São José Operário
- PASCOM
- 1 de mai.
- 1 min de leitura
O mês de maio traduz um tempo de muita fé e devoção. Logo no primeiro dia, o pai adotivo de Jesus é celebrado sob o título de São José Operário.
Sob os valores de honestidade, dedicação e compromisso, o humilde carpinteiro tornava digna a atividade que exercia, utilizada para fins nobres: o sustento material do seu lar e da própria família.

Mesmo numa profissão considerada inferior, José exercia suas atividades com zelo e responsabilidade, o que confere a todo e qualquer trabalho a importância que cada um tem para a sociedade.
O próprio Jesus acompanhou de perto a função de José, que também era reconhecido por esse papel social: “Não é ele o filho do carpinteiro?”, perguntam as pessoas na sinagoga, como está escrito em Mateus 13,55.
Numa época em que o trabalho tornou-se complexo, com diferentes desafios a serem discutidos e superados, olhar para São José traz a possibilidade de pensarmos na essência de cada função, assim como no trabalho exercido no seio da Igreja, sem o qual a estrutura milenar da instituição não seria mantida com a unidade que até hoje chama a atenção do mundo.

Durante o mês de maio, as reflexões também se voltarão para a vida e o legado de Maria, que com seu 'sim' mudou a história da humanidade.
Durante as celebrações, serão realizados os tradicionais momentos marianos, conduzidos pelos sacerdotes e grupos da Paróquia de Ondina.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Ana Figueiredo
Kommentare