top of page

Missa do Dia dos Pais reflete sobre o valor da família

  • PASCOM
  • 14 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de ago. de 2023

A Semana Nacional da Família foi aberta na Paróquia de Ondina, domingo (13), com a Missa do Dia dos Pais, às 10h, na Igreja Matriz.



Presidida pelo padre Adão Mazur, a missa trouxe como tema a vocação matrimonial refletindo sobre o valor da família como lugar de serviço e construção do Reino de Deus.

O próprio Jesus nasceu no seio de uma família para viver a sua missão aqui na Terra e essa é a principal referência que podemos ter para a nossa caminhada cristã, como explicou padre Adão.

A celebração também foi realizada no dia dedicado à Santa Dulce dos Pobres, que recebeu de Deus a força para cuidar dos mais desamparados e vulneráveis, formando uma grande família em Cristo.



Colocando no altar do Senhor todas essas intenções, a missa foi iniciada com a recepção de um pequeno grupo familiar, que levou nas mãos a imagem da Sagrada Família.

Padre Adão iniciou a homilia, ressaltando os diversos motivos para louvarmos a Deus em um dia especial como esse, indo do dom das nossas vidas até a família que recebemos, da qual faz parte o nosso pai biológico, representante de Deus aqui na Terra.


As leituras que foram realizadas convidaram também a reconhecermos a presença de Deus na nossa caminhada, confiando na Sua força e agindo de acordo com o Seu projeto.

Para tanto, como explicou padre Adão, é importante percebermos que Deus está presente nas coisas pequenas e cotidianas coisas da nossa vida. A partir dessa perspectiva, ele propôs uma reflexão: "Eu, vivendo na família, como reconheço Deus?"


Padre Adão acolheu o grupo familiar que representou as famílias, o pai que celebrou seu aniversário na presença do Senhor e os visitantes que vieram de diferentes cidades do país


Com essa pergunta, o padre ressaltou que, apesar de não ser fácil, é preciso enxergarmos o rosto de Deus também nos momentos de contrariedade, especialmente quando as pessoas não agem conforme a nossa vontade.



Padre Adão refletiu, ainda, sobre a força que vem de Jesus como a única capaz de sustentar a família na missão que lhe foi confiada, tomando por base o Evangelho do dia, que narra a forma como O Senhor socorreu os discípulos em meio a uma grande tempestade. “Quando os apóstolos acolheram Jesus o vento parou. A família, quando caminha sozinha, pode ser derrubada pelas ondas da vida, mas depois que acolhe Jesus a vida se torna diferente”, explicou padre Adão, esclarecendo que esse acolhimento se dá por meio da oração.

Nesse momento, padre Adão lembrou, mais uma vez, de Santa Dulce, que por não ter confiado nas próprias forças, mas ter-se entregado nas mãos de Deus, encontrou meios de realizar a grande obra que todos conhecem e admiram.

O sacerdote concluiu agradecendo aos pais, que nos colocaram nesse mundo com uma missão a ser cumprida, pedindo que a família seja acolhedora de Jesus para que tenha condições de construir a casa de Deus.


O grupo peregrino foi acolhido na Paróquia de Ondina


As crianças do Cantinho da Catequese também participaram da celebração, prestando uma alegre homenagem aos pais, entre os quais se encontrava Luthi Monteiro, que foi celebrar o aniversário com a família, recebendo a bênção com o pequeno Leonardo, de 2 anos. Para o paroquiano da Comunidade Matriz, o dia começou de forma especial. "É uma felicidade muito grande estar aqui hoje, começando o Dia dos Pais e dia do meu aniversário com essa bênção tão importante na nossa vida. Isso pra mim é único, afirmou".



Além de Luthi e sua família, a Paróquia também recebeu a visita de turistas de diferentes cidades do Brasil, incluindo o grupo formado por 35 pessoas, da cidade de Manaus, no Amazonas, e Rio Branco, no Acre, que veio em peregrinação para a Festa de Santa Dulce.

O padre redentorista James Batista, diretor espiritual do grupo, falou da sua alegria com a estada em Salvador. "Viemos de bastante longe, mas a fé nos uniu e nos trouxe até aqui. Está sendo uma experiência incrível e fomos muito bem acolhidos nessa Paróquia. Quero agradecer aos padres e aos paroquianos", disse ele, que hoje preside a Missa em Ação de Graças pela viagem do grupo, às 18h, na Igreja Matriz.



A Comunidade de São Roque e São Lázaro também homenageou os pais e Santa Dulce dos Pobres.




Silvana Lima (PASCOM)


Comments


bottom of page