Missionários celebram o legado do seu grande influenciador
- PASCOM
- 2 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Grande influenciador do seu tempo, Santo Afonso teve a vida dedicada à promoção espiritual e humana.

Com essa lembrança, a missa festiva em honra a Santo Afonso, presidida por padre Adão Mazur e concelebrada por padre Cristóvão Przychoki, foi iniciada, ontem (1º), na Igreja Matriz.

No lado esquerdo do altar, um espaço foi especialmente preparado para receber a imagem de Santo Afonso, junto com os símbolos da sua missão redentorista, ofertados no início da missa. Entre eles estavam: a cruz missionária; o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - de quem Santo Afonso era devoto; o Brasão da Congregação, representando o Santíssimo Redentor, e a Capelinha Vespertina, onde Santo Afonso trabalhou com os mais necessitados.

Com o local belamente adornado, padre Adão deu graças a Deus pela data. "E hoje nós, missionários redentoristas, queremos agradecer a Deus por esse grande homem, que deu origem à nossa Congregação. Que deixou os valores do mundo para seguir o Reino de Deus [...] Queremos colocar no altar de Jesus, pela intercessão de Santo Afonso, a nossa gratidão por tantas graças que, por meio dele e da Congregação, Deus espalhou até agora", disse o padre, acolhendo missionários redentoristas de diversas comunidades de Salvador.

A missionária leiga, Giovana Oliveira, falou sobre a vida de Santo como o homem que viveu completamente a missão de levar Cristo aos mais necessitados.
Com base nas leituras do dia, ela enfocou a tentativa de Santo Afonso de se configurar a Jesus, imitando seus passos e atitudes.
"Todos nós batizados somos convidados a viver como Santo Afonso, indo ao encontro dos que mais precisam", disse ela, destacando também a coragem que Santo Afonso teve ao largar tudo para buscar Jesus.
Giovana aconselhou, ainda, que façamos uso dos escritos de Santo Afonso para termos uma vida cada vez mais voltada para o Ressuscitado. "Se Santo Afonso pôde viver tudo isso, nós também podemos, com a sua intercessão", disse ela, agradecendo pelos padres redentoristas que atuam na Paróquia. "São parecidos com Santo Afonso, acolhedores e bons pregadores", afirmou a missionária, sendo aplaudida no final.
Para Cristina Rodrigues, missionária redentorista leiga há mais de 15 anos, o momento foi especial. Tendo conhecido os lugares onde Santo Afonso nasceu e faleceu, ela conta que revive essas visitas toda vez que participa de momentos como esses. "Eu revivo as palavras de Santo Afonso e procuro segui-las na Igreja em saída. Todo ano renovo essa lembrança e todo ano me encanto com Santo Afonso. Gosto muito de todo o carisma", revelou ela.
Cristina e Nathalia se inspiram em Santo Afonso
Já a jovem Nathalia Guerra tem em Santo Afonso uma referência para a profissão de advogado, que também foi escolhida por ela. "Durante uma confissão, o padre sugeriu que eu pesquisasse a vida de Santo Afonso e hoje eu tomo-a como exemplo. Gosto da visão dele, especialmente no que diz respeito ao direito da Igreja de sair para evangelizar. Ele traz essa coragem", explicou. Nathalia lembrou, ainda, o gosto nutrido por Santo Afonso pelos estudos, mostrando o valor que eles têm para a prática da fé. "Por enxergar o mundo à nossa volta é que precisamos rezar", justificou.
Silvana Lima (PASCOM)
Comments