"Na escola da Virgem Maria precisamos sempre aprender", diz bispo na Festa do Perpétuo Socorro
- PASCOM
- 29 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Essa semana foi especial para os devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Paróquia da Ressurreição do Senhor.
Eles celebraram, em diferentes comunidades, a padroeira dos redentoristas, responsáveis pela administração da Paróquia de Ondina, como também é conhecida.
Na Igreja Matriz, a Santa Missa foi realizada no dia dedicado a santa, 27 de junho.

Por ser uma quinta-feira, a programação foi iniciada com Adoração ao Santíssimo, às 17h, conduzida pelo pároco, padre Casimiro Malolepszy.
Durante a Adoração, ele refletiu sobre a relação de Jesus e Maria, destacando a forma admirável como Santo Afonso, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, se dedicava a ambos.
"Hoje, no dia dedicado a sua Mãe, Senhor, estamos em comunhão. Que coisa bonita! Ela sempre apontava para o Senhor: 'faça tudo que Ele vos disser'", lembrou padre Casimiro.
A Missa Festiva foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Barreto, que detalhou o legado deixado pela Mãe de Jesus.

Da esquerda para a direita: padre Casimiro Malolepszy, diácono Paulo Gabriel, Dom Dorival Barreto, acólito Caian Gonçalves e padre Maciel Pinheiro
"O que é que a Virgem Maria, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, [...] nos ensina nessa data festiva de 2024?" Perguntou Dom Dorival, compartilhando a resposta com todos:
"O exemplo de Nossa Senhora nos ensina, e nós, portanto, aprendemos a obedecer a vontade de Deus".

Padre Casimiro agradeceu aos paroquianos pelo cuidado com a devoção
O bispo ressaltou, ainda, a importância da missão confiada à Congregação do Santíssimo Redentor.
"E nós estamos aqui, 2024, na Paróquia da Ressurreição do Senhor, em Salvador, continuando essa missão recebida pelos missionários redentoristas como devotos e devotas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Não é uma graça? Não é uma benção também pra nós?", questionou ele.

Dom Dorival destacou o exemplo de Maria
Além de padre Casimiro, a Santa Missa foi concelebrada por padre Maciel Pinheiro, com o auxílio do diácono Paulo Gabriel e do acólito Caian Gonçalves.
A igreja estava cheia de visitantes e devotos, que presenciaram momentos marcantes, como a oferta de rosas brancas feita por servas e servos do Perpétuo Socorro. As flores foram depositadas no espaço reservado ao ícone, adornando ainda mais o quadro de Nossa Senhora.
As pessoas que participaram presencialmente da celebração receberam, como lembrança da festa, miniaturas da capelinha de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, abençoadas por Dom Dorival no final da Missa Festiva.
Mas o registro que será carregado no coração é para toda a vida, na opinião de Denise Neves.

Da esquerda para a direita: Denise, Maria e Cíntia
"Estou muito, muito feliz! São muitas graças, muitos agradecimentos, muitas bênçãos de Nossa Senhora! É muita fé", exclamou a devota.
Maria Helena Belfort foi outra que estava contente por ter ido agradecer.
"Já recebi graças imensas de Nossa Senhora. Tem o ícone dela lá em casa. Toda quarta-feira eu estou aqui. Me sinto muito abençoada de ser devota e serva de Nossa Senhora do Perpétuo de Socorro", afirmou ela.
É o que também sente Cintia Leite.
"É muita emoção e essa Missa foi lindíssima! Dom Dorival é muito iluminado, muito ungido pelo Espírito Santo", destacou.

No final da celebração, padre Casimiro agradeceu a presença de todos, incluindo aqueles que estão realizando a Novena e a Missa Festiva nas demais comunidades, como aconteceu no Santuário de São Lázaro e São Roque, em Nossa Senhora dos Navegantes e naquela que leva o nome da Mãe do Perpétuo Socorro, em Vila Matos.
Nessa última, inclusive, nem a forte chuva impediu a realização do evento previsto para o último dia 25.

Impossibilitados de homenagear a padroeira na tradicional Missa Campal, os fiéis participaram de uma Novena Festiva, presidida por padre Casimiro, na varanda da residência de uma devota (foto), em clima de muita união.
A Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes realizou Missa Temática
Na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes "As Alegrias de Nossa Senhora" foi o tema escolhido para reflexão, realizada com a ajuda de crianças e jovens, que também promoveram uma chuva de pétalas para a Mãezinha, na quarta-feira (26).
Já no Santuário de São Lázaro e São Roque a homenagem ficou por conta de uma animada procissão, com fogos de artifício, realizada pelas ruas locais.
Após a celebração na Igreja Matriz, os devotos participaram de um lance partilhado no salão de festas, onde saborearam diferentes bolos e mingaus.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de David Yan e Odete Assumpção (Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes) e Ednalia (Comunidade São Lázaro e São Roque)
Comments