Não desista, chame o “jardineiro”!
- PASCOM
- 11 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de set. de 2023
No mês dedicado à prevenção ao suicídio, vale à pena fazermos uma reflexão: quem não se maravilha diante de um lindo jardim, cheio de flores e aromas diferentes? Se olharmos para a nossa existência, é quase certo que todos desejem que ela possa ser comparada a um jardim como esse: bonito e harmônico.
Mas nem sempre isso acontece. Muitas vezes as dificuldades invadem nosso ser como as “pragas” invadem o jardim, destruindo nossas flores e deixando tudo desorganizado, sem beleza, sem vida.

E o que um bom jardineiro faz quando se depara com essa realidade? O trabalho de restauração! Aos poucos, ele limpa daqui, limpa dali, retira as pragas, chama ajudantes especializados para colocar remédios certos nas plantas, aduba a terra e rega as flores e, lentamente, o jardim vai voltando a ficar florido, perfumado e vistoso.
O melhor de tudo é que ele convida você a participar desse processo, te permitindo perceber o quanto é prazeroso ver o jardim renascer. Ele avisa, porém, que é preciso ter paciência e confiar no trabalho dele e dos auxiliares com quem ele pode contar para recuperar o seu jardim. Quando vier uma tempestade forte, capaz de destruir as flores que ele plantou, ele pede que o chame imediatamente. Ele sabe como protegê-las.
Essa metáfora ilustra a forma como vamos aprendendo a entregar nosso jardim chamado vida aos cuidados constantes do jardineiro chamado Jesus.
Diante dos desafios e exigências do mundo, é importante lembrar que podemos e DEVEMOS contar com ele, em toda e qualquer situação.
Por isso, NÃO DESISTA DE VOCÊ! Sua vida vale à pena. Ela é obra de Deus e Ele te ama, exatamente do jeito que você é.
Mesmo com dor, procure médicos especializados (os ajudantes de Jesus) e busque cuidar de você fazendo pequenas coisas. Levante-se, tome um banho, veja se não há um jeito novo de pentear seus cabelos. Nos mínimos gestos podemos encontrar a força para fazermos gestos maiores. Insista.
Aproxime-se da natureza. Ela é criação divina e você faz parte dela, por isso, aproprie-se dessa força maior que reina na criação. Tome sol, olhe para o céu, coloque o pé na terra, tome um banho de mar, de rio ou de cachoeira e procure fazer tudo isso em segurança.
Converse com alguém de sua confiança, se confesse, desabafe, escreva, leia algo que te traga novo ânimo, como o Salmo 27, por exemplo.
E, acima de tudo, antes de qualquer coisa, PEÇA AJUDA A DEUS! Ele é seu pastor e prometeu NUNCA te deixar sozinha(o), por mais que isso pareça ter acontecido.
Antes de pensar que o Senhor te abandonou, se pergunte: será que não fui eu que me abandonei?
Peça que Ele te dê força para retomar as rédeas da sua vida, te dê coragem, sabedoria para passar pelos momentos dolorosos, porque estes também passarão, é só uma questão de tempo... Enquanto isso, ainda que se veja sem perspectiva, procure alimentar bons pensamentos, entendendo que a realidade não será sempre assim.
Tenha paciência. É um dia de cada vez. Amanhã pode ser melhor do que hoje, por que não? Até mesmo porquê, se hoje você se ajudar, com os recursos que você tem, amanhã poderá estar mais fortalecido e seu jardim preparado para receber uma semente especial chamada ESPERANÇA!
E quem passar por um jardim destruído, ajude a regá-lo sem invadir, a chamar o jardineiro sem impor, a esperar que Este cuide do que está estragado se colocando à disposição para auxiliar no que for preciso, confiando também no tempo de Deus…
Silvana Lima (PASCOM)
Comentarios