top of page

Nota de Falecimento

É com grande pesar que a Comunidade Redentorista da Bahia comunica o falecimento do padre Henrique Smólski, Missionário Redentorista, ocorrida hoje (dia 28 de abril), na residência da Comunidade do Santuário, na cidade de Bom Jesus da Lapa, no interior do Estado.

Padre Henrique tinha 93 anos de idade e já encontrava-se com a saúde debilitada.

Filho de Josef Smólski e Stanislawa Koprowska, o padre nasceu na Polônia, em 17 de janeiro de 1930.

Na adolescência sofreu os horrores da perseguição nazista, quase não tendo a possibilidade de fazer os estudos normais na escola.

Padre Henrique faleceu aos 93 anos

Em 1950 ingressou na Congregação do Santíssimo Redentor e, no dia 2 de agosto de 1951, fez sua profissão religiosa, recebendo a Ordenação Sacerdotal no dia 6 de abril de 1958. Em seguida, foi nomeado administrador da Paróquia Nossa Senhora, em Glogow, onde conseguiu reconstruir uma igreja que tinha sido transformada em ruínas durante a Segunda Guerra Mundial.

Tendo pedido para participar das missões na América Latina, ele foi transferido da Polônia para a Argentina. Lá, padre Henrique foi nomeado administrador da Paróquia Dionísio de Cerqueira, situada na fronteira com o Brasil.

Padre Henrique chegou para a Missão Redentorista da Bahia em 1988 e, depois de uma passagem por Pernambuco, retornou para Bom Jesus da Lapa, onde residiu até a sua morte. Nessa cidade, ele exerceu várias funções, na condição de colaborador da pastoral do Santuário e da Paróquia Bom Jesus, atuando como ecônomo do Santuário e da diocese e como responsável pelo Abrigo dos Pobres, entre outros serviços.

A missa de corpo presente será realizada amanhã, dia 29, às 15h, no Santuário Bom Jesus da Lapa, seguida de sepultamento no Cemitério de Santa Luzia, no mesmo município.

Rezemos por padre Henrique, em Cristo, Maria, José e Afonso.


Comments


bottom of page