top of page

Nova província redentorista elege seu primeiro superior

  • PASCOM
  • 26 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

A Congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas) está passando por reestruturação em todo o mundo. No Brasil não foi diferente, fazendo com que as Vice-Províncias de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais/Espírito Santo e Bahia sejam reunidas em uma única Província: a Nossa Senhora Aparecida.



Para caminhar rumo a essa nova realidade, 63 missionários redentoristas estiveram reunidos em Belo Horizonte, na Casa de Retiro São José, em um capítulo eletivo, como é chamado o processo de escolha dos superiores e conselheiros de ordens religiosas.

Aberto na terça-feira (22) e encerrado ontem, sexta-feira (25), o evento contou com a presença do padre e ex-pároco da Paróquia de Ondina, padre Adão Mazur e Cristóvão Przychoki, respectivamente, e também do reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, padre Roque Silva, atual Superior da Vice-Província da Bahia.



Para ocupar o cargo de primeiro provincial da recém-criada Província Nossa Senhora Aparecida, os capitulares votantes elegeram o padre Marlos Aurélio, mantendo também o padre Roque Silva em cargo de liderança, dessa vez como membro do Conselho Ordinário.

Para o padre Roque isso é um ato de reconhecimento e é também trabalho reassumido.

"O papel do conselheiro é ajudar o Superior Provicial a governar a província. Então eu me disponibilizei para também ser um contribuinte colaborador na condução da nova província redentorista que surge no cenário nacional [...] E aqui estamos nós para servir e para colaborar", disse ele.

Com a nova província, os trabalhos de evangelização dos cinco estados será unificado após a ereção que acontecerá, oficialmente, no dia 9 de novembro, em Aparecida – SP.


Padre Marlos e seus conselheiros, os missionários da esperança (Fonte: @missionariosredentoristas)

Antes disso, porém, as unidades realizarão assembleias com o objetivo de promover um momento de avaliações, resgate de memórias e balanço da história de cada vice-província. Estas etapas são importantes para a supressão das unidades, realizada após pedido junto ao Governo Geral, localizado em Roma.


Como funciona a eleição

O provincial foi eleito com maioria simples de voto. Este, por sua vez, escolheu um conselheiro para o Conselho Ordinário, que teve seu quadro completo com a escolha de mais três conselheiros feita pelos missionários votantes.

Um desses conselheiros também foi escolhido para Vigário Provincial.

Após definido o primeiro Conselho, missionários da Bahia, Rio de Janeiro ou São Paulo foram eleitos para o Conselho Extraordinário. 

Os conselheiros ordinários e extraordinários formam, juntos com o superior provincial, um grupo de sete pessoas para o governo da nova província.

Os novos governantes exercerão seus mandatos no triênio 2024-2026.

Além do padre Marlos, o novo grupo é composto por Pe. Américo de Oliveira (Vice-Provincial), Pe. Roque Silva (conselheiro ordinário), Fábio Evaristo (conselheiro ordinário), Ir. Carlos Cunha (conselheiro ordinário), Pe. Antônio Niemiec (conselheiro extraordinário) e Pe. Jonas Pacheco

(conselheiro extraordinário).


Silvana Lima, com a colaboração de padre Adão Mazur, Larissa Cabral, Arúzia Luna e Caian Gonçalves





,

Comments


bottom of page