top of page

Novos Ministros são acolhidos em clima de emoção

  • PASCOM
  • 21 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 23 de abr. de 2023

No dia 16 de abril, a Paróquia de Ondina acolheu vinte e dois novos Ministros da Eucaristia, investidos em missa presidida pelo pároco, padre Cristóvão Przychocki.

Ser Ministro Extraordinário da Comunhão, como também é chamado, é estar a serviço de Deus testemunhando que Seu amor nos une por meio da Eucaristia, como explicou padre Cristóvão. "Os Ministros foram investidos no Domingo da Divina Misericórdia. Essa data é muito importante para o serviço de todos eles, porque Jesus Misericordioso nos ensina como nós devemos servir: servir a Ele e, principalmente, servir aos irmãos. E Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é aquele que se curva diante das pessoas mais necessitadas; aquele que, com sua vida e com seu testemunho, atrai as pessoas, as encoraja, principalmente as doentes e desanimadas”.

Gorette Randam reconhece essa missão: "Deus me fez o chamado para servi-Lo (...), confesso que a emoção é muito grande! É uma mistura de sentimentos magnânimos! Com certeza, seremos mais cobrados, pois fomos escolhidos e devemos honrar essa escolha, através das nossas atitudes, no dia a dia. A consagração eucarística nos permite a oportunidade de reviver todo o calvário de Jesus e ter a certeza de que ele está vivo e sempre pronto para nos acolher. Gratidão eterna, Senhor!”

Na visão de Rosa Serrano, não existe coincidência e sim providência! E é com esse olhar que ela lembra da carta que recebeu do pároco com a indicação do seu nome: "Chorei de emoção, agradeci muito”, revelou. Depois de conversar com padre e dar o seu ‘sim’, ele iniciou o período de preparação. “Há cada dia tinha mais certeza que estava no caminho certo e que tinha sido escolhida por Deus", afirmou Rosa, que destaca os fortes momentos de reflexão que viveu. "Quando padre Cristóvão marcou a data da Investidura, eu pensei: dia da Divina Misericórdia, por quem tenho uma devoção há mais de 30 anos. Era coisa de Deus mesmo”, afirmou a nova Ministra, confessando que este foi um momento que marcou seu coração.

Outra que ficou emocionada com a data escolhida foi Vanessa Carvalho Santana, da Comunidade Coração de Maria: "para mim foi um grande presente ter acontecido no Domingo da Misericórdia, pois eu sempre contemplo o quadro da Divina Misericórdia junto com a jaculatória, 'Jesus, eu confio em Vós' "!

Ela lembra, também, que para Santa Faustina, "cada gesto, os pensamentos, a oração, as palavras, tudo deverá estar marcado pelo selo da misericórdia do Senhor. O amor a Deus e o amor aos irmãos são indissociáveis" (cf.1 Jo5,2). Este é um grande ensinamento para nós, nesta nova missão que Jesus nos confiou, lembrou Vanessa.

Todas elas ressaltam o empenho das coordenadoras dos Ministros Extraordinários da Comunhão, Denise Nunes e Vera Leal, que prepararam um kit especial contendo uma apostila, com todos os assuntos tratados na formação, uma lembrança da Investidura e uma homenagem.

Para Denise, a Investidura a deixou em estado de graça e gratificada por ver mais pessoas se inserindo na messe do Senhor, se dispondo a praticarem esse Ministério em conformidade com as instruções da Igreja: "reafirmou em mim a convicção de que o MESC é um servidor comum, sem privilégios e somente 'por Cristo, com Cristo e em Cristo'", ressaltou ela.

Os novos Ministros seguem agora na certeza de que serão amparados por Deus, como revelam as palavras de ânimo do padre Cristóvão:

"Minha mensagem é essa: coragem, muita humildade e que esse serviço ajude vocês a se aproximarem de Jesus e crescerem na fé!”


Silvana Lima (PASCOM)

コメント


bottom of page