O amor de Deus que se faz Pão e Vida
- PASCOM
- 20 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de jun.
Quem não precisa do amor de Deus para viver? O saudoso Papa Francisco já nos alertava que a Eucaristia não é um prêmio para os fortes, mas um alimento para os fracos.
No caminho da santificação é impossível andarmos sozinhos, por isso Ele se deu a cada um de nós no Pão e no Vinho, transubstanciados no seu Corpo e Sangue pelo milagre da fé.

Ontem, Dia de Corpus Christi, foi a ocasião de professar publicamente essa fé com tapetes coloridos produzidos dentro e fora das igrejas, por onde o Senhor passou como a dizer: "Caminho no meio de vocês e com vocês seguirei até o fim".

A reverência e manifestação de gratidão pelo mistério da Eucaristia começaram logo cedo na Paróquia da Ressurreição do Senhor.
Proclamando que Jesus está verdadeiramente presente na hóstia consagrada, paroquianos saíram da Comunidade do Sagrado Coração de Jesus para a Comunidade do Imaculado Coração de Maria, onde adoraram ao Senhor em solenidade presidida pelo padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro.
A procissão em direção à Comunidade Imaculado Coração de Maria percorreu as ruas do Alto de Ondina
Ainda pela manhã, a Comunidade de São Lázaro também viu Cristo Eucarístico percorrer as ruas do bairro da Federação, para depois retornar ao Santuário de São Lázaro e São Roque, onde os fiéis participaram da Missa de Corpus Christi, presidida pelo padre redentorista Paulo Ricardo.

Com grande participação dos fiéis, a celebração reuniu paroquianos de diferentes comunidades.
Em clima de respeito e emoção, as pessoas foram abençoadas pelo Santíssimo no trajeto realizado no interior do templo.
O Santuário também foi adornado com um rico tapete
No final da tarde, foi a vez do Santuário Nossa Senhora Educadora acolher os paroquianos e visitantes para um momento de Adoração, seguido da procissão que transportou o Santíssimo em carro aberto até a Igreja Matriz, onde muitas pessoas aguardavam para acompanhar a última solenidade do dia santo.

Nem a chuva foi suficiente para aplacar a fé dos fiéis, que enfrentaram o frio próximo à orla de Ondina, rezando e louvando em espírito de união enquanto caminhavam.

A Missa realizada na Igreja foi presidida pelo padre Adão Mazur, responsável pelas Santas Missões Populares na Bahia, e concelebrada pelo padre Maciel Pinheiro.
A celebração também foi lugar de homenagem para o aniversariante do dia: o cantor Edson Cerqueira, que recebeu orações e os cumprimentos da assembleia.

Padre Adão usou uma rica metáfora para falar sobre Aquele que dá o verdadeiro sentido à nossa existência, salientando o quanto nos esforçamos para retardar a morte com a ingestão do alimento físico, perdendo muitas vezes de vista o único alimento capaz de nos garantir a vida eterna.
"Jesus dá a vida completamente, dá a vida por nós, por isso o Pão que Jesus deixou não nos afasta da morte, mas dá a vida e nos inclui nessa vida que tem Deus... Por isso, meus amigos, tomemos a decisão hoje... Primeiro, rezando: "Senhor, eu creio na Eucaristia, mas aumentai a minha fé", aconselhou o sacerdote.

E concluiu:
Queremos rezar e pedir para que essa Eucaristia, constante e recebida, traga para nós os frutos evangélicos que é a união com Deus, com os irmãos e fraternidade entre nós", rogou o padre.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Caian Gonçalves (Pascom), Ednália Queiroz (Comunidade de São Lázaro), Ana Figueredo (Pastoral do Acolhimento) e Gorette Randam (Ministra da Eucaristia)
Comentários