top of page

Padre Casimiro celebra aniversário sacerdotal e viaja para Aparecida

  • PASCOM
  • 10 de nov.
  • 3 min de leitura

No último sábado, 8 de novembro, a Paróquia da Ressurreição do Senhor celebrou com alegria o aniversário de ordenação presbiteral de padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da comunidade.



A Santa Missa em Ação de Graças foi presidida na Igreja Matriz às 18h, horário em que já têm início as leituras dominicais. Por isso, o padre aproveitou a celebração para refletir sobre acontecimentos significativos recordados no domingo, dia 9, especialmente a memória da dedicação da Basílica de Latrão.


ree

Consagrada em 9 de novembro de 324 pelo Papa Silvestre I, com apoio direto do Imperador Constantino, a Basílica de Latrão foi a primeira igreja em que os cristãos puderam celebrar sua fé de forma livre e pública. Inicialmente dedicada ao Santíssimo Salvador, recebeu mais tarde, no século IX, a devoção a São João Batista, por decisão do Papa Sérgio III, e, no século XII, também a São João Evangelista, por iniciativa do Papa Lúcio II.


ree

Seu nome completo — Arquibasílica Papal do Santíssimo Salvador e dos Santos João Batista e Evangelista de Latrão — expressa sua grandeza histórica e espiritual. Não por acaso ostenta o título Omnium Urbis et Orbis Ecclesiarum Mater et Caput, ou seja, “Mãe e Cabeça de todas as Igrejas da Cidade e do Mundo”, sendo a catedral da Diocese de Roma e a sede episcopal oficial do Papa.


ree

Durante a homilia, padre Casimiro também recordou a criação da Congregação do Santíssimo Redentor e fez memória de sua própria trajetória sacerdotal. Com humildade e gratidão, compartilhou seus sentimentos ao olhar para os 38 anos de caminhada, ressaltando a rapidez com que o tempo passou e a grande motivação que encontra na missão de aproximar as pessoas de Jesus, pela força transformadora do Evangelho.


ree

Em suas palavras o pároco lembrou que já se passaram 38 anos, ressaltando a ideia de brevidade desse período.

"Simplesmente o tempo está correndo e eu gosto de lembrar o dia da minha ordenação", frisou ele, destacando o caminho percorrido e as suas motivações enquanto sacerdote.

"Realmente faz sentido tudo isso, principalmente quando a gente se encontra com as pessoas que estão encorajando a gente, com as pessoas que, nas suas próprias famílias, no dia a dia, mostram justamente que são as pessoas de fé.

Tudo isso motiva. São importantes também os discursos, e os parabéns e os votos e tudo... É realmente a expressão do carinho, e eu gosto muito disso, eu valorizo nesse sentido, mas o interessante é viver com as pessoas que, no dia a dia, fazem valer a pena realmente praticar a fé, e a gente percebe isso, estando junto, e se edifica com isso”, explicou.

Ao falar sobre sua experiência no Brasil, o missionário destacou duas realidades que mais o tocaram: a enorme necessidade de evangelização e, ao mesmo tempo, a abertura do povo brasileiro, sua alegria e simplicidade. Essa acolhida constante, segundo ele, o impulsiona e dá sentido à sua vocação:

“O que mais motiva realmente é que a gente percebe que a gente se sente útil”.
ree

No final da celebração, padre Casimiro foi homenageado com palavras de afeto pela paroquiana Almira Santos.


ree

Em seguida, recebeu o carinho de toda a comunidade, que se reuniu no salão de festas da Matriz para lhe entoar um caloroso “parabéns” e partilhar um lanche especial, celebrando com gratidão a vida e o ministério de seu pároco.

Na oportunidade, o padre também falou da sua viagem, junto com os outros padres da paróquia, para participar da Assembleia Provincial Redentorista em Aparecida, São Paulo, que será realizada entre os dias 10 e 15 de novembro.

Por isso, nesse período não haverá atendimento de confissões. Os horários das demais celebrações permanecem sem mudanças, sendo que alguns dias no lugar da missa terão a celebração da Palavra com a Santa Comunhão.


Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Mário Brito (Apostolado da Oração).

Comentários


bottom of page