top of page

Padre Maciel recebe homenagens e divide um pouco da sua vida acadêmica

  • PASCOM
  • 4 de set.
  • 3 min de leitura

No sábado, 30 de agosto, a Paróquia da Ressurreição do Senhor viveu um dia de grande júbilo. Na Igreja Matriz, além do encerramento do mês vocacional, a Santa Missa das 18h marcou a caminhada do padre Maciel Pinheiro, Superior da Comunidade Redentorista de São Lázaro, que celebrou 22 anos de ordenação sacerdotal.


ree

A Santa Missa foi concelebrada pelos companheiros de missão, padre Casimiro Malolepszy, missionário redentorista e pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor, e padre Stanislaw Wilczek e contou com a presença de paroquianos de todas as comunidades, que participaram da procissão de entrada levando símbolos representativos de cada local, onde se vivem na prática as diferentes vocações.


ree

Outro momento de profundo simbolismo foi a procissão das ofertas, que trouxe a entronização de cartazes, elementos litúrgicos e outros itens ressaltando as vocações recordadas pela Igreja ao longo do mês de agosto.



Apesar da vocação sacerdotal estar em evidência pela passagem do aniversário de padre Maciel, todas as demais foram lembradas em diferentes momentos da Santa Missa, como aconteceu com a homilia, que trouxe como inovação a reflexão da Irmã Anajar Fernandes, das Filhas do Coração de Maria.


ree

Pontuando passagens das leituras do dia, ela ressaltou a importância da resposta ao chamado vocacional, mostrando que cada um de nós tem uma vocação particular. "Todos nós somos chamados pelo batismo... O que estamos fazendo com nossa vocação?", questionou ela.


ree

Após a homilia, padre Maciel recebeu saudações carinhosas em forma de oração e, no final da celebração, uma mensagem de gratidão transmitida por Almira Santos, que destacou o valor do trabalho realizado pelo sacerdote na paróquia e a importância de sua presença na caminhada missionária dos redentoristas.


ree

Ao final da Santa Missa, Rosana Oliveira, da Pastoral Familiar, conduziu uma oração especialmente dedicada às vocações, ocasião em que padre Maciel pediu à assembleia que rezasse para que a Paróquia de Ondina pudesse, enfim, oferecer ao Senhor um novo sacerdote — situação que ainda não aconteceu ao longo dos 59 anos de existência da comunidade.


ree

A celebração também abriu espaço para um divulgação especial: a Mesa de Discussão que será realizada no Congresso Ufba 2025, para a qual o padre foi convidado.

O evento acontecerá amanhã, sexta-feira (5), às 8h, na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, em Ondina, com participação aberta ao público.

No congresso, que reúne pesquisadores de todo o Brasil, o padre irá discorrer sobre a influência da filosofia e da ciência no curso de medicina da universidade.


ree

Em sua fala de agradecimento pelo dia, padre Maciel destacou a relação de afeto construída com a Paróquia da Ressurreição do Senhor, recordando a acolhida calorosa que recebeu ao chegar de São Paulo:


ree

“Eu vi no rosto da comunidade, que já me esperava, aquela acolhida, aquele aconchego de família. E mesmo agora, depois de dois anos, ainda sinto essa expressão da presença, da acolhida dessa paróquia à minha pessoa. Eu só posso agradecer por tudo, porque eu compreendo a minha vida sacerdotal como parte dessa paróquia, e essa paróquia também me entende dentro desse contexto. Não dá pra pensar o meu sacerdócio fora dela mais, porque ela é tão importante para a minha vida como também eu acredito que seja importante para a vida dela”, afirmou.

Encerrando a noite, os padres Casimiro e Stanislaw se uniram à assembleia para entoar mais um “parabéns” ao padre Maciel, desta vez no salão de festas da Igreja Matriz. Ali, o sacerdote recebeu as congratulações dos paroquianos e mais uma vez expressou sua gratidão pelo carinho e pelo singelo encontro.


Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Taísa Badaró (Pastoral da Catequese), Ana Figueredo (Pastoral do Acolhimento)

Comentários


bottom of page