Padres são homenageados na Paróquia de Ondina
- PASCOM
- 6 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de ago. de 2024
A vocação sacerdotal é um presente de Deus para aqueles que foram chamados por Ele com a missão de representar o sagrado aqui na Terra.
São homens abnegados, que deixam suas casas, suas famílias e até seus países de origem para levarem a Boa Nova a lugares distantes.

Padre Stanislaw representou os confrades redentoristas na homenagem recebida dos paroquianos
No último domingo (4), a Igreja celebrou essa vocação, vista como um grande testemunho de amor e dedicação à causa de Deus.
Na Paróquia da Ressurreição do Senhor, as celebrações homenagearam o Patrono do Sacerdócio, São João Maria Vianney, e os padres redentoristas responsáveis pela Paróquia de Ondina.

Padres redentoristas: amor à causa de Jesus e de Santo Afonso, o fundador da Congregação do Santíssimo Redentor
São João Maria Vianney nasceu em Dardilly, França, no ano 1786.
Era um humilde camponês que desertou do exército napoleônico porque não conseguia acompanhar a marcha do batalhão.
Entrou para o seminário e, da mesma forma, foi dispensado ao final de dois anos por não conseguir acompanhar os passos dos irmãos na fé.
Da esquerda para a direita, os padres Casimiro, Stanislaw e Maciel, servidores de Cristo na Paróquia de Ondina
Mesmo com essas difuldades, ele era um modelo de piedade e perseverança, o que mostrou com suas atitudes, ao retornar para o seminário e ser ordenado aos 30 anos de idade.
Entretanto, por julgarem-no incapaz de orientar os fiéis, não lhe concederam autorização para confessar, sendo o então padre João Vianney nomeado coadjutor de outro sacerdote, padre Balley, um dos poucos que conseguia perceber sinais de santidade nele.

A Igreja Matriz ficou lotada na Santa Missa do último domingo
Com a morte do padre Balley, porém, ele foi nomeado pároco de Ars, uma pequena aldeia onde as práticas religiosas haviam sido praticamente abolidas.
Condenando severamente o que ia de encontro à fé cristã e usando de muita generosidade com os mais pobres, a ponto de privar-se do uso de sapatos para doá-los, ele passava horas a fio atendendo confissões, após ter sido autorizado a fazê-lo.
Iluminado pelo Espírito Santo, parecia saber o que se passava nos corações das pessoas, sem que elas lhe revelassem. Sua fama se espalhou, e de toda a França vinham pessoas lhe pedir conselhos e orientações, o que não o fez perder a humildade.
São João Maria Vianney morreu no dia 4 de agosto de 1858 e foi canonizado em 1925.
O presidente da Santa Missa das 10h, da Igreja Matriz, Padre Stanislaw Wilczek, lembrou do legado de São João Maria Vianney como o precursor da missão que precisa ser exercida com entrega e fidelidade.

As homenagens foram estendidas aos padres que também deixaram seu legado em Ondina, incluindo o ex-Superior Vice Provincial, padre Roque Silva (terceiro da esquerda para a direita)
A igreja estava lotada e algumas pessoas tiveram que acompanhar a celebração na área externa, o que só reforça a necessidade da presença constante dos escolhidos de Deus para a missão de apascentar o Seu rebanho.
É o que fazem os padres redentoristas, administradores da Paróquia, em resposta à vocação que lhe foi ofertada.
Padre Roque Silva, ex-pároco e atual conselheiro da Nova Província Redentorista, Nossa Senhora Aparecida, ressalta que "ser padre é exercer o ministério sacerdotal e participar, vocacionalmente, da Missão de Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote".
Ao final da celebração, padre Stanislaw recebeu um lindo buquê de flores, em homenagem a todos os redentoristas presentes na Paróquia, em especial, padre Casimiro Malolepszy, atual pároco, e padre Maciel Pinheiro, Superior do Santuário
de São Lázaro e São Roque.

Padre Stanislaw ainda reforçou o sorteio da Capelinha de Santa Dulce dos Pobres, que será realizado na Missa em Louvor a Santo Antônio, na próxima terça-feira (13), dia dedicado ao Anjo Bom da Bahia.

Nas demais comunidades, as vocações também tiveram destaque, com entronização de quadros e reflexões sobre a importância do serviço por meio dos dons e talentos confiados a cada um.

Nas comunidades onde o domingo coincidiu com a primeira celebração do mês, a história de Santo Afonso, celebrado em 1° de agosto, também foi relembrada.

Em todas elas, os padres foram homenageados com gestos de carinho e o resgate da história de São João Maria Vianney, cuja razão de existir foi acolher e levar Jesus a todos, como refletem as palavras de padre Stanislaw na celebração do último domingo:
"Seja bem vindo no meu coração, seja bem vindo na minha casa, seja bem vindo na minha vida".
Confira mais fotos das celebrações.
Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Wilson Oliveira (Comunidade do Imaculado Coração de Maria), Odete Assumpção (Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes) e Ednéia (Santuário de São Roque e São Lázaro).
Comentarios