Paróquia abre mês vocacional com Missa em Honra a Santo Afonso
- PASCOM
- 1 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Entramos no mês vocacional onde, a cada domingo, a celebração litúrgica é dedicada a uma vocação específica. É tradição, neste mês, refletirmos sobre diferentes vocações a cada semana: no primeiro domingo é o dia das vocações sacerdotais; no segundo domingo, quando também é comemorado o Dia dos Pais, tem lugar a vocação matrimonial, iniciando a semana destinada à família; do terceiro domingo recorda-se a vocação à vida consagrada e, por fim, no quarto domingo, quando se comemora o Dia do Catequista, a reflexão debruça-se sobre os cristãos leigos na Igreja.

É nesse cenário que Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas), é celebrado.
Santo Afonso nasceu no dia 27 de setembro de 1696 e faleceu no dia 01 de agosto de 1787, data em que, anualmente, faz-se memória litúrgica daquele que também é considerado Doutor da Igreja por seus escritos sobre moral.
Muito estudioso e inteligente, Santo Afonso estudou línguas, artes, esgrima, pintura, música clássica e, aos 19 anos, formou-se em Direito. Imbuído de um enorme senso de justiça, exerceu com grande êxito a profissão de advogado, mas a sua verdadeira vocação falou mais alto.
Decepcionado com as injustiças observadas na prática da profissão e cultivando uma vida espiritual intensa, ele sentiu o chamado para colocar-se a serviço do Senhor, ao adorá-lO, tornando-se padre por volta dos 30 anos, decisão que contrariou o seu pai e que o fez o jovem Afonso abrir mão de toda a herança e títulos de nobreza que tinha por direito.

Após fazer um retiro na região de Scala e no contato com os pobres moradores dos campos, surge no coração de Afonso o desejo de dedicar-se aos abandonados, definindo, assim, a missão dos redentoristas de pregar o Evangelho aos mais necessitados, especialmente nas regiões espiritualmente carentes.
Imitando os passos de Santo Afonso, é justamente por isso que os Missionários Redentoristas levam a mensagem da Copiosa Redenção por meio de missões e retiros populares, além das atividades pastorais nos Santuários e Paróquias onde atuam e dos meios de comunicação usados para anunciar a Palavra.
O caminho deixado pelo missionário insuperável, que foi Santo Afonso, agora é percorrido por outros missionários que honram o grande orador e profundo conhecedor da doutrina cristã, cujas pregações abordavam, recorrentemente, o amor de Deus, a paixão por Jesus Cristo e a meditação sobre a morte, marcadas pelo lema: “Deus me enviou para evangelizar os pobres”.
Aos 60 anos, Santo Afonso foi nomeado bispo e dirigiu sua diocese por 19 anos, dela se afastando por motivo de saúde. Dedicou os últimos anos de sua vida a escrever livros, entre os quais a ‘Teologia Moral”, considerada sua mais importante obra.
Muito devoto de Nossa Senhora, escreveu também “As glórias de Maria”.
Santo Afonso morreu em 1787, foi canonizado em 1832 e declarado Doutor da Igreja em 1871.
A Paróquia de Ondina, administrada por padres redentoristas, celebra a Missa em Honra de Santo Afonso na Igreja Matriz, às 18h, com transmissão pelo youtube.
Silvana Lima (PASCOM)
Fontes: Livro Santidade Ontem e Hoje (Zélia Vianna); Sites: Canção Nova e A12 (Aparecida).
Comentários