top of page

Paróquia de Ondina tem novo pároco!

  • PASCOM
  • 20 de ago. de 2023
  • 4 min de leitura

Jesus, Maria e José: a nossa família vossa é! Com essas palavras a grande família da Ressurreição do Senhor se preparou para a posse do novo pároco, padre Casimiro Malelopszy, realizada na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no sábado (19).

Com cânticos e reza do terço em intenção das famílias, o povo de Deus aguardou pela solenidade, que foi realizada às 18h, na Igreja Matriz.



A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno, e concelebrada pelo Superior dos Missionários da Bahia, padre Roque Silva, o ex-pároco da Paróquia de Ondina, padre Cristóvão Przychoki, e os padres Adão Mazur e Maciel Pinheiro. Auxiliando no altar, estavam os diáconos Daniel Marinho e Paulo Gabriel, acompanhados da equipe litúrgica.


Da esquerda para a direita: diácono Gabriel, padre Roque, diácono Daniel, o pároco, padre Casimiro, Dom Valter, padre Maciel, padre Cristóvão e padre Adão.


O momento atual, visto pelo Bispo Auxiliar como especial, foi destacado por ele como uma oportunidade de pensar no trabalho da Igreja na sua missão evangelizadora no mundo.



No caso da Congregação Redentorista, responsável pela gestão da Paróquia da Ressurreição do Senhor, essa missão passa por mudanças regulares nas lideranças das comunidades e organizações que ela administrativa, obedecendo ao carisma peregrino iniciado por Santo Afonso.



Para Dom Valter, o momento foi oportuno para agradecer aos redentoristas pelos vários serviços que a congregação tem prestado à Arquidiocese de Salvador, e ao padre Cristóvão, por tudo que realizou na Paróquia. "Nossa prece se eleva a Deus pedindo pelo seu ministério, pela sua vida, pela nova missão que, a partir de agora, você irá assumir", disse o bispo, seguido por uma grande salva de palmas como sinal de gratidão da assembleia.

Voltando o olhar para o padre Casimiro, Dom Valter manifestou o desejo sincero de ele seja acolhido por todos e também possa se sentir bem em sua nova, porém conhecida, casa.

Em relação à mudança de liderança, o bispo reconheceu a dificuldade da separação de quem parte, por conta dos laços de afeto criados, mas pediu aos paroquianos que a experiência fosse assumida na dimensão da fé. "A Igreja precisa que, nosso irmão, padre Cristóvão, assuma um novo trabalho e a Igreja pede que o nosso irmão, padre Casimiro, venha assumir essa nova missão ", explicou.




E para oficializá-la, o Bispo solicitou ao padre Roque Silva que iniciasse os ritos de posse com a leitura da Provisão Canônica de Nomeação.



Em seguida, foi a vez de padre Casimiro realizar a sua profissão de fé, reportando-se diretamente a Dom Valter, numa demonstração de compromisso com o anúncio do evangelho de Jesus.



Na condição de novo pároco, padre Casimiro também leu o Evangelho do dia, que falou sobre a disponibilidade e o serviço de Maria, qualidades indispensáveis à missão de todo pároco, como ressaltou Dom Valter na sua homilia.

Considerando, ainda, o momento presente como um marco na vida da Paróquia, ele destacou a essência do pastoreio sagrado.


"É um momento muito bonito, de experiência da fé, porque cada um de nós que assume a missão de pastorear o rebanho, tem que ter sempre a consciência de que o rebanho não é nosso, e sim do Senhor", afirmou ele, pedindo à Nossa Senhora pelo novo pároco: Aprendamos com a Mãe, coloquemos nas suas mãos, a vida, a missão do padre Casimiro, que assume essa tarefa tão bela".


Após a homilia, padre Casimiro foi convidado a renovar suas promessas sacerdotais, manifestando, publicamente, a sua disposição de cooperar com o Arcebispo e com este trabalhar, cuidando com zelo da Paróquia.



Seguindo o rito de posse, padre Casimiro recebeu das mãos de Dom Valter os símbolos ligados à missão de pároco: as chaves da Igreja Matriz, indicando o cuidado pelo templo, as chaves do sacrário, sinal de guardião das sagradas Espécies Eucarísticas, os Santos Óleos, para ministrar sacramentos, e a estola roxa, usada durante as confissões dos que buscam o Sacramento da Reconciliação, sendo colocada no confessionário pelo novo pároco.

No final dos atos símbolos, padre Casimiro realizou o juramento de fidelidade, sendo bastante aplaudido.

A missa seguiu normalmente, com leitura e assinatura da Ata da Solenidade de Posse após a Comunhão.



Para finalizar, o novo pároco recebeu as boas-vindas do Conselho Pastoral Paroquial, representado pela paroquiana Fátima, que falou em nome de toda a Paróquia: "Que suas mãos ungidas possam derramar as suas bênçãos em nosso meio", pediu, oferecendo também apoio e ajuda.

A homenagem incluiu um presente ofertado ao padre pela coordenadora da Pastoral da Comunicação, Larissa Cabral.



Padre Casimiro retribuiu o gesto de carinho, agradecendo a confiança depositada pela Arquidiocese, tanto na Congregação como nele, na qualidade de novo condutor da missão na Paróquia da Ressurreição do Senhor.

O novo pároco destacou a visão missionária da Congregação, agradecendo ao padre Cristóvão pelo trabalho prestado e aos fiéis pelo apoio que tem recebido.

Ele destacou, ainda, o desafio de evangelizar com os meios atuais, pedindo que todos atuem unidos, como Igreja missionária.

"O padre apenas preside, mas é o povo que celebra [...] Se nós temos a alegria da fé, nós precisamos manifestar isso", declarou.

Concluída a Solenidade de Posse, todos foram convidados para uma pequena recepção no Salão de Festas da Paróquia.


Estiveram presentes na cerimônia, representantes de todas as comunidades da Paróquia.


Silvana Lima, com a colaboração de Larissa Cabral (PASCOM)



Comments


bottom of page