top of page

Paróquia inova e crianças aprovam novo formato de celebração

  • PASCOM
  • 5 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de mar. de 2024

Tudo foi pensado para elas. Até mesmo a procissão de entrada sofreu modificações para que as crianças compreendessem o significado do gestual e dos símbolos utilizados na Santa Missa.



A missão de explicar para os pequenos ficou sob a responsabilidade do padre Stanislaw Wilczek, que presidiu a primeira Missa das Crianças de 2024, com o apoio de catequistas, Ministros da Eucaristia e coordenadores de grupos infantis da Paróquia.



O padre iniciou a celebração, que acontece sempre no primeiro domingo do mês, às 17h, convidando os pequenos para acompanhá-lo até a entrada da Igreja Matriz, levando suas mochilas escolares.

Lá chegando, ele mostrou as vestes usadas pelo sacerdote durante a Santa Missa, falando o nome de cada uma delas.



Animadas, as crianças ajudaram o padre a vesti-las e participaram ativamente de todas as etapas da celebração, que trouxe também um "cineminha" para explicar o evangelho e uma pequena mesa colocada no corredor da igreja, de onde o padre pôde mostrar os elementos sagrados utilizados no altar.



Sentados no chão, junto com o padre, eles escutaram a Palavra de Deus no contexto que já conheciam e, aos poucos, foram sendo convidados a se aproximar cada vez mais do altar, onde permaneceram até o final da Santa Missa, orando, louvando e tendo suas mochilas e os lápis que receberam de lembrança, abençoados.



A novidade agradou ao casal Eduardo Rodrigues e Daniele Flores (vídeo) que pertence a outra paróquia, mas frequenta as missas dominicais na Igreja Matriz. Neste último domingo (3), eles foram conhecer a Missa das Crianças com a filha e duas de suas coleguinhas e saíram encantados da igreja.



"Minha filha quer mudar de paróquia. Esse acolhimento que o padre dá é importante porque as crianças se sentem valorizadas e parte da celebração. Minha filha nunca tinha visto uma hóstia tão de perto. Eu achei muito boa a experiência e nós vamos voltar outras vezes", explicou Daniele.

Eduardo gostou muito também.

"Achei interessante o formato, as crianças interagem bastante, muito legal", pontuou ele.

Padre Stanislaw destacou a importância dos pais e responsáveis cuidarem da educação religiosa das crianças, em parceria com a Catequese.

"Tudo começa em casa. Essas crianças representam o futuro na nossa Igreja", destacou.

Silvana Lima (Pascom)


Comments


bottom of page