top of page

Paróquia se despede de Dom Ceslau em Missa de Exéquias

  • PASCOM
  • 25 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

No próximo domingo, 2 de julho, às 19h, na Igreja Matriz, a Paróquia da Ressurreição do Senhor realiza uma despedida simbólica de Dom Ceslau Stanula, CSsR, Bispo Emérito de Itabuna.


O religioso redentorista faleceu durante a pandemia do Covid-19, no dia 14 de maio de 2020, o que limitou a presença de pessoas no seu sepultamento.

Agora, após a liberação dos seus restos mortais, confrades redentoristas e a Comunidade de Ondina poderão se despedir de Dom Ceslau unidos em oração.

De origem polonesa, Dom Ceslau teve atuação marcante no Brasil, onde chegou em abril de 1972. Na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), ocupou as funções de Superior da Missão Redentorista da Bahia por nove anos.

Ele ainda foi reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, pároco, vigário geral da diocese, professor, pregador das Santas Missões Populares e autor de um pequeno “Catecismo Popular”.

Em Ondina, teve atuações como pároco, vigário paroquial e foi diretor espiritual do Encontro dos Casais com Cristo (ECC) e do “Grupo Repartir”. Também dedicou-se à Pastoral Familiar, trabalhou como professor na Escola Superior de Fé e Catequese “Lumen Christi”.

Sua atuação foi importante também para a construção da Igreja Matriz, causa para a qual se dedicou com paixão.


Tendo adotado como lema “Vox Clamantis in Deserto” (Voz que Clama no Deserto), atuou como animador da Vida Consagrada no Regional Nordeste 2 da CNBB e foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral no regional, onde também foi o responsável pela Família e pela Comunicação.

Em 26 de outubro de 1997, tomou posse como bispo da diocese de Itabuna (BA), ali exercendo seu ministério episcopal por 20 anos, até que se tornou bispo emérito, em 2017.

A Missa de Exéquias será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Marco Eugênio, e concelebrada por diversos padres redentoristas.

Após a celebração, os restos mortais seguirão para a Catedral de Itabuna, onde serão sepultados em caráter definitivo,no dia 4 de julho.


Silvana Lima (PASCOM)

Comments


bottom of page