top of page

Parceria musical enriquece celebrações

  • PASCOM
  • 10 de fev.
  • 3 min de leitura

Na semana passada, começamos a mostrar a história dos músicos que atuam na Paróquia da Ressurreição do Senhor.

Hoje, vamos falar de duas amigas que completam a equipe da Igreja Matriz, iniciando com uma pergunta: quem não se encanta com a união de instrumentos e vozes na execução de canções inesquecíveis?

Maria e Cris (à direita) formam uma dupla de fé
Maria e Cris (à direita) formam uma dupla de fé

É isso que acontece com Cristiane Felice e Maria Zucchi. Cris, como é mais conhecida, considera Maria como sua parceira nos teclados, com quem toca há aproximadamente 15 anos na Paróquia de Ondina.

"Não tem como falar da minha trajetória como cantora de Igreja sem falar de Maria. Fazíamos natação juntas nos meados de 2010, quando então ela me convidou para cantar na Igreja, uma experiência nova para mim naquela época", conta Cris.

Cris com Maria Helena (à esquerda) e Maria Zucchi
Cris com Maria Helena (à esquerda) e Maria Zucchi

Ela começou a cantar com Maria na Missa das Crianças, uma vez por mês, sendo acompanhada pela amiga no violão. Depois de um tempo assumiram as missas das segundas-feiras na Igreja Matriz, onde atuam até hoje, com Maria nos teclados e ela cantando e tocando violão.

"Toco violão desde a adolescência, dom que herdei do meu falecido e querido pai, que frequentava tanto esta igreja. Portanto, tocar aqui nesta paróquia me traz muitas alegrias pois, além de saber que ele está presente apreciando o nosso canto, é extremamente gratificante levar nossa música para as Missas e saber que ela ajuda os fiéis a se conectarem de uma forma muito especial com o divino", afirmou.

Um dos momentos mais marcantes que Cris viveu na Paróquia da Ressurreição do Senhor foi durante a coroação de Nossa Senhora, em maio de 2021.

Cris participou do ensaio com os teclados do cantor Edson Cerqueira

"Agradeço imensamente a Maria por ter me convidado e me ensinado tanto, pois se não fosse esse convite inesperado, eu poderia não estar cumprindo essa linda missão", revelou.

A parceira Maria também acredita que tocar é um ato sagrado.

"Para mim, a música é muito mais do que melodia e harmonia; é uma expressão viva da minha fé e um instrumento poderoso de conexão com Deus".

Apesar de não considerar-se uma profissional da música, Maria estudou violão clássico por alguns anos e tocou na paróquia, especialmente na Missa das Crianças, quando ainda era adolescente. Tudo começou quando o antigo pároco, padre Cristóvão Przychocki, a convidou para tocar na Missa das Crianças que, na ocasião, estava sem músicos, o que a obrigou a voltar para o violão.

"Como não queria tocar sozinha, comecei a procurar alguém para me acompanhar, e especialmente para cantar", explicou ela, o que resultou na parceria com Cristiane.

"Esse convite foi, sem dúvida, obra do Espírito Santo, pois eu pouco conhecia Cristiane e ela aceitou o convite imediatamente, sem hesitar", ressaltou Maria, que, além de acompanhar a amiga, gosta de ensinar música e ver outras pessoas descobrindo suas habilidades musicais. "Nos últimos anos, ensinei violão e teclado na comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes, uma experiência extremamente gratificante, na qual tive alunas muito especiais", pontuou.

Maria destaca ainda que, na Igreja , ela tem a alegria de tocar com diferentes músicos, o que sempre traz um novo aprendizado. "Essa troca fortalece tanto minha caminhada musical e espiritual", garantiu.

Além de tocar com Cristiane, às segundas-feiras, na Igreja Matriz, Maria marca presença aos sábados, na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e, eventualmente, se apresenta com a banda "Divino em Canto", com Maria Helena, tocando uma vez por mês na Missa do 1° domingo, às 19h, também na Matriz.

"Sou muito grata de tocar nesse grupo. Agradeço o convite de Helena, pois sua fé, através de sua voz, muito me emociona. Outra bênção que Deus me deu é a oportunidade de tocar com meu marido, que atua como baterista na 'Divino em Canto' e como um excelente técnico de som, tornando essa experiência ainda mais especial. Agradeço ao Edson, nosso músico principal, pelo incentivo e dicas no teclado."


Silvana Lima (Pascom)

Comentarios


bottom of page