top of page

Paróquia de Ondina e Fundação José Silveira realizam mais uma parceria de sucesso

  • PASCOM
  • há 1 minuto
  • 4 min de leitura

A Paróquia da Ressurreição do Senhor, em Ondina, realizou mais uma edição da Feira da Saúde, fruto da parceria sólida com a Fundação José Silveira, reafirmando seu compromisso de promover cuidado, acolhimento e dignidade às pessoas que mais precisam.


ree

A Feira da Saúde ofereceu diferentes especialidades médicas

A ação, tradicional na comunidade, reuniu dezenas de atendimentos gratuitos em diversas especialidades, oferecendo à população um dia inteiro de serviços essenciais em saúde.


ree

A estrutura física proporcionou conforto ao público

Para receber os pacientes com conforto e segurança, foi montada uma estrutura no estacionamento da Igreja Matriz, com unidades móveis de saúde e tendas que garantiram proteção contra o sol. Cadeiras foram disponibilizadas para que os participantes aguardassem os atendimentos de forma organizada e acolhedora.


ree

Os exames foram realizados nas unidades móveis situadas no estacionamento da Igreja Matriz

A integração promovida pela tecnologia facilitou bastante o atendimento, que foi realizado com o apoio de sistemas de informações, permitindo o controle das consultas por ordem de chegada.


ree

O salão Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também foi utilizado durante o evento

Distribuídos em diferentes espaços da Igreja Matriz, os serviços chamaram a atenção: muitos usuários elogiaram a eficiência dos médicos e voluntários e saíram satisfeitos por terem acessado atendimentos que, no sistema convencional de saúde, nem sempre conseguem com facilidade.


ree

Roseli destacou a eficiência dos profissionais

Foi o caso de Roseli Oliveira, que destacou a agilidade do serviço: “Fui muito bem atendida. Eles são rápidos e precisos no que a gente realmente necessita.”


A equipe de voluntários cuidou de cada detalhe para que o público tivesse uma boa experiência

Além disso, um dedicado grupo de paroquianos atuou desde cedo, realizando o cadastramento e suporte aos profissionais de saúde durante todo o evento.


ree

Padre Stanislaw marcou presença na Feira da Saúde

Eles organizaram fichas, auxiliaram no fluxo dos atendimentos, serviram alimentos aos profissionais, zelaram pela limpeza dos espaços e acolheram cada pessoa que chegava.

Padre Stanislaw Wilczek também marcou presença, acompanhando o grupo no atendimento ao público.


ree

Padre Casimiro e Selma refletiram sobre a importância do serviço

Esse trabalho silencioso e generoso foi lembrado pelo pároco, padre Casimiro Malolepszy, que destacou a importância da doação e da dedicação da comunidade:

“Agradeço a toda a equipe pela parceria. Esta paróquia, os nossos paroquianos, os que sempre se doam, sempre se dedicam e que fazem realmente o Reino de Deus acontecer. Não deixa de ser também uma obra de evangelização, de levar Cristo para essas pessoas”, pontuou.

ree

Thaís ficou feliz por ver a população atendida nas principais especialidades de saúde

A Fundação José Silveira ofereceu uma ampla gama de serviços, entre eles: atendimento com clínico geral, ginecologista, urologista, dentista e cardiologista, além de exames de ultrassonografia, preventivo e ECG. Segundo Thaís de Lima Silva, assistente social da Fundação, a parceria tem grande importância social:

“A demanda dos atendimentos é muito grande, tanto para homens quanto para mulheres. Esses serviços são os que a população procura muito. Então, um dia de mutirão atende essa demanda espontânea, assistindo a todo mundo que chega aqui.” 

Ela ressaltou ainda que a procura pela odontologia foi intensa: “Dentista foi a primeira especialidade cujas fichas se esgotaram. Isso confirma a necessidade da população e a importância de prestar esse serviço.”


ree

Elisângela compareceu com o filho e o seu companheiro

Mesmo com a divulgação mais voltada às comunidades locais neste ano, diversas pessoas de outros bairros aproveitaram a oportunidade. Elisângela Santana, que mora em Águas Claras e se deslocou até Ondina junto com a família, comemorou: “Valeu a pena vir. Foi rápido e o atendimento está top”, afirmou. 


ree

Pedro foi atendido por Dr. Lucas e saiu satisfeito por ter conseguido a consulta

O jovem Pedro Pinheiro, atendido pelo médico clínico Dr. Lucas Barreto, também expressou gratidão:

“Fui muito bem tratado por toda a equipe. Que bom que tem esse evento para a população. É uma oportunidade de cuidar melhor de si.”

O próprio Dr. Lucas elogiou a experiência:

“Fiquei bem surpreendido. O pessoal é muito acolhedor, aqui é um ambiente muito agradável. Esse acolhimento é um diferencial importante no cuidado com o paciente, facilita nosso trabalho”, explicou.

ree

Selma ressaltou o esforço para que as comunidades da Paróquia fossem atendidas com facilidade

Selma Vieira, coordenadora da Feira da Saúde, refletiu que muitos moradores das comunidades buscam ao longo do ano ajuda para conseguir atendimentos no SUS: “A feira veio justamente como uma oportunidade para que essas pessoas encontrassem com facilidade os serviços de que necessitam”, esclareceu.


ree

Os sistemas de informações informatizados facilitaram o controle do atendimento

E foi exatamente o que aconteceu. Como observou padre padre Casimiro, apesar da presença local ter sido menor que o esperado, quem veio saiu satisfeito.

"Mesmo sem grandes multidões, a feira cumpriu plenamente seu objetivo. Quando o clima é mais familiar, as pessoas podem ser atendidas melhor. Quem realmente precisava esteve aqui, agradecido e bem atendido”, justificou.

Ao final, a 5ª Feira da Saúde reafirmou a força da parceria entre a Paróquia da Ressurreição do Senhor e a Fundação José Silveira, mostrando que, quando comunidade, profissionais e fé se unem, é possível transformar vidas e levar esperança através do cuidado concreto.


Silvana Lima, com a colaboração de Selma Vieira (Pastoral da Saúde), Rosana Oliveira (CPP) e Mário Brito (Apostolado da Oração)

Comentários


bottom of page