top of page

Paróquia viva

  • PASCOM
  • 11 de set.
  • 3 min de leitura

A Paróquia da Ressurreição do Senhor, em Ondina, é reconhecida pelo dinamismo e pela riqueza de suas atividades, sempre abertas à participação de toda a comunidade.

ree

Seja promovendo eventos próprios, seja marcando presença em iniciativas de outras paróquias e foranias, a paróquia mostra-se viva, acolhedora e, missionária, comprometida com a missão de evangelizar.

No mês de agosto, por exemplo, tivemos momentos significativos que reforçaram esse espírito de comunhão.

ree

No dia 30, catequistas da paróquia participaram de uma peregrinação em celebração ao jubileu, que saiu do Santuário da Mãe Rainha, no Stiep, em direção ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Imbuí.

ree

Antes da caminhada, houve uma preparação marcada por símbolos profundos: a entrada de pessoas portando corações de pedra, de vidro, de papel, de espinho, de madeira e de pano, cada um representando sentimentos humanos. A acolhida foi feita por uma religiosa do Santuário e, em seguida, houve a apresentação das foranias da Arquidiocese, com seus catequistas.

ree

O assessor espiritual da Arquidiocese, Padre Zeca, dirigiu palavras de incentivo e reflexão, lembrando que, assim como Davi venceu o gigante Golias com coragem e fé, também os catequistas são chamados a enfrentar seus desafios cotidianos.

A exemplo das pedras utilizadas por Davi para enfrentar Golias, ele destacou as “cinco pedras” que fortalecem a caminhada cristã: oração, missa, confissão, silêncio e caridade.

Após esse momento, a assembleia participou de uma Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da caminhada até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde a jornada foi encerrada com a Santa Missa.

ree

Já no dia 31, paroquianos da Renovação Carismática participaram, no Instituto Nossa Senhora do Salete, nos Barris, de um encontro de oração por cura e libertação para as famílias, reafirmando a presença missionária da paróquia também em outros espaços da cidade.



Padre Stanislaw Wilczek participou do evento atendendo confissões.

ree

Setembro também começou em clima de intensa espiritualidade. No dia 7, aconteceu mais uma edição do Domingo Solidário, marcado pela celebração da Santa Missa, dessa vez presidida por Dom Darci José Nicioli, bispo de Diamantina (MG) e missionário redentorista, que esteve em Salvador para pregar um retiro ao clero de Mato Grosso do Sul, reunido na Ilha de Itaparica, na ocasião.

ree

A celebração foi concelebrada por Padre Casimiro Malolepszy, pároco da Paróquia da Ressurreição do Senhor.

Dom Darci recordou o compromisso do discípulo de Cristo: tê-lo como referência para a vida de maneira radical.
ree

A celebração contou ainda com a presença especial da boneca Dulcinha, inspirada em Santa Dulce dos Pobres, e de Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, que proclamou a primeira leitura com devoção. Foi um encontro de fé e esperança que reforçou a memória e o testemunho luminoso da “Santa dos Pobres”.

ree

A expectativa já se volta para o próximo dia 20, quando a paróquia terá a alegria de perigrinar até o Santuário de Santa Dulce, em mais um momento de graça e fraternidade.



No mesmo dia 7, também houve participação de paroquianos em um retiro promovido pela Comunidade do Imaculado Coração de Maria, na cidade de Coração de Maria, mostrando mais uma vez a integração da nossa paróquia com outras expressões da Igreja.


ree

O evento trouxe como tema a primeira carta de Paulo aos Coríntios (12, 12-27), que fala sobre a unidade do corpo de Cristo e a importância de cada membro.



Além de momentos de deserto, foi realizado trabalhos em grupo, especialmente voltados a explicar como representar a vida em comunidade, no trabalho, na escola e na família. O retiro contou com a participação de Roberto Sarmento da Pastoral da Catequese.

ree

Já no dia 8, a Comunidade de São Lázaro celebrou a Natividade de Nossa Senhora, enchendo de beleza e devoção a festa dedicada à Mãe de Jesus.



Assim, cada encontro, caminhada, retiro e celebração revelam a vitalidade da Paróquia de Ondina. Uma paróquia em movimento, aberta ao Espírito Santo, comprometida com a missão de evangelizar e sempre disposta a caminhar junto com outras comunidades, fortalecendo a fé e renovando a esperança do povo de Deus.


Silvana Lima (Pascom), com a colaboração de Péthala Pequeno (Pascom), Roberto Sarmento (Pastoral da Catequese), Selma Vieira (Pastoral da Saúde), Patrícia Miranda (Comunidade do Imaculado Coração de Maria) e Tarcísio (Comunidade de São Lázaro)

Comentários


bottom of page